A seleção masculina de vôlei do Brasil tem mais dois compromissos antes de encerrar sua participação na fase classificatória da Liga das Nações. No sábado (19), às 3h30 (horário de Brasília), o time enfrenta a Turquia. No domingo (20), às 2h30, o adversário será a Alemanha. Ambas as partidas ocorrem na cidade de Chiba, no Japão, informa Agência Brasil.
Com dez jogos disputados, a equipe comandada por Bernardinho lidera a competição com nove vitórias e apenas uma derrota, e já está matematicamente classificada para as quartas de final. Além do Brasil, apenas a China, que sediará a fase eliminatória em Ningbo, está garantida no mata-mata. Os oito melhores colocados avançam à próxima fase, e atualmente a Itália ocupa o segundo lugar, com oito vitórias e duas derrotas.
A vaga antecipada foi assegurada com a vitória por 3 sets a 0 sobre o Japão, na madrugada na sexta-feira (18). As parciais foram 25/22, 25/23 e 28/26. O central Flávio foi o principal pontuador com 14 pontos, seguido pelo oposto Alan, que marcou 11. O bom desempenho da equipe se destacou especialmente nos bloqueios: foram 11 pontos nesse fundamento, contra apenas quatro da seleção japonesa. Flávio contribuiu com seis desses bloqueios.
Para o confronto contra a Turquia, Bernardinho optou por poupar Flávio e Alan, embora ambos possam retornar ao time no domingo, diante da Alemanha. O ponteiro Maicon e o central Thiery, que não atuaram contra o Japão, voltam a estar disponíveis.
O Brasil é uma das seleções mais consistentes na história da Liga das Nações masculina, dividindo com França e Polônia o número de vezes em que chegou ao mata-mata: seis aparições em sete edições. A seleção brasileira conquistou o título em 2021, ao vencer a Polônia na final disputada em Rimini, na Itália. Quatro jogadores do elenco atual — Flávio, Alan, Lucarelli e o líbero Maique — participaram daquela campanha vitoriosa.