sexta-feira | 20.02 | 4:06 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Brasil mira destaque no mercado global de cacau e chocolate durante um dos principais eventos do setor na Holanda

0Comentário(s)

Nesta semana, a cadeia produtiva do cacau concentra atenções nos Países Baixos, no noroeste da Europa, onde Amsterdã recebe a Amsterdam Cocoa Week 2026 – considerada uma das mais relevantes plataformas globais de negócios e sustentabilidade voltadas ao setor de cacau e chocolate. O encontro reúne produtores, empresários e especialistas de mais de 60 países. O Brasil participa com a presença do empresário Marco Lessa, conhecido como “Embaixador do Cacau” e listado por três anos consecutivos entre os cem profissionais mais influentes do agronegócio nacional.

Idealizador de eventos internacionais como o Chocolat Festival e a Origem Week, Lessa é CEO dos grupos MVU e M21 e atua na articulação de oportunidades e inovação para o segmento. A missão brasileira busca apresentar ao mercado europeu a nova fase da cacauicultura do país, baseada em sustentabilidade, tecnologia de ponta e excelência na produção de cacau fino.

Publicidade

“O Brasil é um grande exportador de commodities, uma referência nos setores do café, açúcar, soja e carne, por exemplo. Mas, para ganhar o mercado global com consistência e maior impacto econômico – e social -, precisamos exportar produtos de origem e com valor agregado, nossa cultura, nossos intangíveis, além de atrair investimentos e visitantes. Com essa visão, começamos a promover missões e eventos que cruzam todos esses ativos de um Brasil diverso e plural. Um Brasil que o mundo ainda não conhece, mas precisa conhecer”, disse Marco Lessa.

Realizado no histórico Beurs van Berlage, o evento teve início na segunda-feira (16) e segue até domingo (22). A programação do Chocoa Amsterdam inclui rodadas estratégicas de negócios, fóruns de debate, feira especializada, masterclasses e um Festival de Chocolate, atraindo milhares de visitantes e movimentando cifras expressivas em euros.

O estande Cacau Brasil – resultado de parceria entre os governos da Bahia e do Pará, a Prefeitura de Ilhéus e a Rota das Frutas, com operação da equipe da MVU – destaca o cacau e o chocolate como vetores de desenvolvimento econômico, gastronômico e turístico, além de funcionar como espaço de conexões e networking internacional.

Durante a programação, o Brasil alcançou destaque ao conquistar três medalhas de ouro na principal categoria do Cacao of Excellence, premiação que reconhece os melhores produtores de cacau de alta qualidade do mundo. Foram premiados a Agrícola Cantagalo, localizada na Fazenda Santa Cruz, em Itacaré (BA), e os produtores paraenses Souza e Leonardo Vieira.

A missão brasileira conta ainda com o apoio estratégico da Codevasf, fortalecendo a integração entre o setor produtivo e as instituições públicas. Nos encontros, o Grupo M21 apresenta propostas de crescimento sustentável, como o sistema Cabruca, além de promover destinos de alto valor agregado, a exemplo da Estrada do Chocolate, na Bahia, integrando agricultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma mesma vitrine internacional.

Foto: Fernanda Barros

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *