sábado | 19.07 | 5:36 PM

Prefeitura de Salvador avança com concessões na orla e no transporte público

Projetos incluem gestão privada da Nova Orla em Jaguaribe, exploração comercial em estações do BRT e novo terminal no Subúrbio

0Comentário(s)
Publicidade

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes, que também preside o Conselho Gestor de Parcerias (CPS) da prefeitura, autorizou a inclusão do segundo trecho da “Nova Orla” no Plano Integrado de Concessões e Parcerias (PICS) do município. A medida permite o início dos estudos de pré-viabilidade e a modelagem do projeto para possível licitação à iniciativa privada, informa Metro1.

O novo trecho abrange 1.500 metros da orla do bairro de Jaguaribe e contempla a administração, manutenção, requalificação e operação de dez quiosques, além de até 34 barracas ou tendas de praia. Na primeira etapa, já concedida em fevereiro deste ano, a empresa Orla Brasil, do empresário João Marcello Barreto, conhecido como o “Rei da Praia” no Rio de Janeiro, assumiu 3.500 metros da orla em Pituaçu, com 34 quiosques e até 70 tendas.

Publicidade

Além da orla, Mila Paes também aprovou os estudos para concessão das áreas de convivência das quatro estações elevadas do BRT de Salvador,  Hiper, Cidadela, Pituba e Vale das Pedrinhas. A proposta prevê a exploração dos espaços por meio de concessão comum ou parceria público-privada, com possibilidade de instalação de lojas e unidades comerciais móveis. O Terminal de Transbordo Mané Dendê, localizado entre os bairros de Rio Sena e Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário, também será incluído na lista de concessões. O próximo passo, segundo o CPS, será a realização de consulta pública, seguida da publicação do edital e abertura da licitação.

Publicidade