No Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, uma ação de sensibilização e conscientização sobre a importância da adoção de animais foi realizada na Estação da Lapa. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Concessionária Nova Lapa e Agromix, reuniu seis cães do abrigo de animais Aumigos, para chamar atenção para a causa. No entanto, os pets tinham algo especial.
Para tanto, são denominados de ‘pets especiais’, como explica do diretor da Agromix, Edler Macedo. “Chamamos de pets especiais os animais idosos ou com algum tipo de deficiência. Na Feira de Adoção Pets Especiais, que aconteceu na quarta-feira (25), participaram seis cães sem raça definida, todos castrados e vacinados”, contou.
Intitulada ‘Amor sem Limites’, a feira levou à Estação da Lapa Cristal, Pintada, Nina, Clara, Pepe e Moisés, que têm idades entre 10 e 15 anos. Um deles também teve uma pata amputada. No local, a ação contou ainda com a presença de uma veterinária, para prestar informações aos interessados na adoção.
Edler afirma que o objetivo do evento foi mobilizar a população sobre a importância do cuidado com os animais de estimação, independente de raça, idade, gênero ou estado de saúde. “Nós também precisamos falar sobre os pets idosos e com algum tipo de deficiência porque todos eles merecem ser bem cuidados e amados sem limite”, acrescenta.
Segundo ele, a ação tem uma importância fundamental, diante da realidade que se impõe sobre esses animais. “Nosso parceiro nesta ação, o abrigo Aumigos, por exemplo, acolhe atualmente cerca de 500 animais, sendo que 95% não têm raça definida e 15% são idosos com algum tipo de doença crônica, como cardiopatias, problemas oculares e insuficiência renal. Todos estão disponíveis para a adoção, mas hoje uma grande dificuldade do abrigo é que, de uma forma geral, nem 10% da nossa população são adotados”, conta.
O diretor diz que, diante desse contexto, a expectativa é que a maioria desses animais vai passar uma vida inteira no abrigo, sem a oportunidade de ter a convivência com uma família. “Ao longo de 2020, 83 animais sob os cuidados do Aumigos foram adotados. No ano seguinte, 65, e em 2022, até o momento 26 animais”, aponta.
Edler destaca, no entanto, a importância da parceria com a Concessionária Nova Lapa para essa iniciativa. “Temos um alinhamento de propósito que é a causa animal – o que nós também valorizamos. Por exemplo, a Estação da Lapa possui um projeto importante que cuida e atende animais que circulam pelo equipamento, estimulando a convivência saudável entre os usuários do terminal e os animaizinhos que passam pelo terminal”.
Ele elogiou a concessionária pelas ações realizadas em prol da causa animal. “Queremos inspirar as pessoas e empresas a terem esse cuidado com os animais para que também sejam multiplicadores de boas práticas, assim como já faz a Nova Lapa. Nós observamos que a valorização da causa animal é cada vez mais forte no Brasil e, como empresário do segmento, é sempre muito importante fomentar ações que promovam a saúde e o bem-estar dos animais”, conclui.