A disputa pela Bola de Ouro 2024 segue inflamando os debates entre os apaixonados por futebol. Em 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, a France Football e a UEFA anunciarão o melhor jogador do mundo da temporada 2023/24. Nomes como Vini Jr., Bellingham, Mbappé e Rodri concorrem ao troféu.
A lista de atletas que se aproxima do prêmio é composta, sobretudo, por estrelas do Real Madrid, que venceu a Champions League, e da seleção espanhola, campeã da Euro. Abaixo, a TNT Sports Brasil separou 10 jogadores que figuram entre os principais da temporada.
Vini Jr. (Brasil)

Ninguém foi mais decisivo que Vini Jr. durante a temporada por clubes no mundo. Com a camisa 7 do Real Madrid, assumiu o protagonismo merengue na caminhada até as conquistas da Champions League e de LaLiga. Ao todo, marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 jogos pela equipe.
Os gols, inclusive, foram fundamentais na conquista da maior competição de clubes do mundo — marcou nas oitavas, deu assistências nas quartas e balançou as redes na semi e na decisão. No entanto, pela Seleção Brasileira, não brilhou na Copa América, com dois gols em três partidas disputadas.
Mbappé (França)

Novo reforço do Real Madrid, Mbappé não teve sucesso coletivo na temporada, mas foi importantíssimo no PSG. Pelo clube francês, conquistou a Ligue 1 e a Copa da França, mas foi eliminado na semifinal da Champions League. Falando em gols, fez a melhor temporada da carreira, com 44 gols e 10 assistências em 48 jogos. Na Eurocopa, não jogou bem e viu a França ser eliminada nas semis.
Bellingham (Inglaterra)

Eleito o melhor jogador de LaLiga 2023/24, Bellingham dividiu o protagonismo do Real Madrid com Vini Jr. O meia inglês conquistou títulos na primeira temporada pelo clube espanhol, com 23 gols e 13 assistências em 42 jogos. Na Euro, apesar de ter chegado à decisão com a Inglaterra, não desempenhou como esperado e não conseguiu o troféu.
Carvajal (Espanha)

Único titular importante de Espanha e Real Madrid na temporada, Carvajal entra na lista pelo sucesso coletivo. Experiente, o lateral-direito entrou em campo 41 vezes pelos merengues, com seis gols e seis assistências. De cabeça, Carvajal marcou o primeiro gol do Real na final da Champions.
Harry Kane (Inglaterra)

Apesar da falta de títulos, Kane se destacou muito pelo Bayern de Munique em seu primeiro ano no clube. O atacante anotou 44 gols e 12 assistências em 45 jogos pelos bávaros, e também foi um dos artilheiros da Euro 2024, com três bolas na rede.
Rodri (Espanha)

Após vencer o prêmio de melhor jogador da Euro 2024, Rodri passou a ser cogitado entre as estrelas. Pilar do meio-campo da Espanha e do Manchester City na Premier League, o jogador entrou em campo 50 vezes pelo clube inglês, com nove gols e 13 assistências.
Florian Wirtz (Alemanha)

Wirtz foi um dos destaques do sucesso imediato de Xabi Alonso com o Bayer Leverkusen. Pelo clube alemão, o jovem atacante conquistou a Bundesliga, a Copa da Alemanha e foi vice da Europa League, com 18 bolas na rede e 19 assistências em 49 jogos.
Phil Foden (Inglaterra)

Apesar das atuações abaixo da expectativa na Euro, Phil Foden foi um dos melhores jogadores do City na temporada. Eleito o craque da Premier League 2023/24, marcou 27 gols e deu 13 assistências em 53 jogos pelo clube. Na Eurocopa, foi titular até a decisão contra a Espanha.
Toni Kroos (Alemanha)

Único jogador aposentado da lista, Kroos encerrou a carreira de forma praticamente perfeita. O meio-campista brilhou pelo Real Madrid, conquistou títulos e foi bem na Eurocopa. No entanto, a Alemanha caiu nas quartas de final.
Lamine Yamal (Espanha)

Maior promessa da nova geração de jogadores, Lamine Yamal foi um dos destaques da Espanha na Euro 2024. Com apenas 16 anos, disputou 50 partidas pelo Barcelona, com sete gols e sete assistências. Agora, aos 17 anos, pode dizer que venceu o torneio internacional por sua seleção e entrou, definitivamente, na briga pelo posto de melhor do mundo.
Fonte: TNT SPORTS
Foto: THOMAS SAMSON