domingo | 18.05 | 8:00 PM

Nova tecnologia simula consciência a partir de perfis digitais inspirada em “Black Mirror”

Deep Reflection utiliza inteligência artificial para mapear pensamentos e comportamentos de influenciadores a partir de dados públicos online

0Comentário(s)

Uma tecnologia que lembra o enredo do episódio “Be Right Back”, da série britânica Black Mirror, está começando a ganhar forma no mundo real. Segundo informações do portal CNN Brasil, a plataforma chamada Deep Reflection emprega inteligência artificial para reunir ideias, opiniões e padrões de comunicação de criadores de conteúdo e figuras públicas com atuação nas redes sociais, a fim de gerar uma espécie de extensão digital de suas consciências.

No episódio citado, a trama gira em torno de um casal, Martha e Ash, cujo relacionamento é interrompido por um trágico acidente de carro. Após a morte de Ash, Martha descobre um serviço que permite a comunicação com pessoas falecidas, inicialmente por mensagens, depois por voz, até adquirir um robô realista que imita a aparência e o comportamento de seu parceiro, com base nos dados que ele havia compartilhado online.

A proposta do Deep Reflection, no entanto, não é substituir os indivíduos, mas sim reproduzir suas ideias, linguagem e estilo de expressão. A tecnologia tem como foco apoiar criadores de conteúdo na produção de materiais mais direcionados, no aumento de engajamento em diferentes formatos — como vídeos, textos e áudios — e até mesmo na reinterpretação de conteúdos antigos com estratégias mais alinhadas ao perfil do criador.

Para o público em geral, o sistema também pode ser útil na geração de novas ideias, ao cruzar informações de diferentes personalidades com visões semelhantes sobre determinados temas.

De acordo com o site oficial da empresa, “Deep Reflection é a primeira tecnologia baseada em IA que replica, expande e conecta pensamentos, ideias e conhecimento por meio de expressões, criando um modelo de reflexão interativo e personalizável que transforma a maneira como o público interage com criadores de conteúdo e mídias sociais”.