sexta-feira | 11.07 | 8:49 AM

Inscrições para o Enamed seguem até 18 de julho; prova será em outubro

Avaliação obrigatória para concluintes de medicina inscritos no Enade terá 100 questões e poderá ser usada no ingresso à residência médica

0Comentário(s)
Publicidade

Estão abertas, até o dia 18 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), voltado para concluintes do curso de medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e demais interessados. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enamed.

A aplicação da prova está prevista para o dia 19 de outubro. O exame abordará conteúdos, competências e habilidades das seguintes áreas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e, de forma transversal, saúde mental.

Publicidade

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enamed segue os critérios de avaliação do Enade, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além de legislações e normativos vigentes que regulamentam o exercício da medicina no país.

A prova será composta por 100 questões objetivas, todas de múltipla escolha, com número igual de perguntas para cada área médica abordada, informa Agência Brasil.

Além da prova, os candidatos deverão preencher três questionários: um direcionado aos estudantes concluintes de medicina inscritos no Enade, outro contextual para os demais participantes, e um de percepção sobre a prova. O preenchimento dos questionários é obrigatório.

A participação no Enamed é obrigatória para os estudantes de medicina inscritos no Enade como concluintes, conforme indicação feita pelo coordenador do curso.

A avaliação também está aberta a outros interessados, que poderão participar de forma voluntária. Nesse caso, os resultados podem ser utilizados nos processos seletivos para especialidades médicas de acesso direto no Exame Nacional de Residência (Enare).

De acordo com o MEC, o Enamed tem como objetivo verificar se os estudantes concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades previstas nas DCNs. A avaliação também visa fornecer dados para o aprimoramento dos cursos de graduação em medicina, com foco na melhoria da qualidade da formação médica no país.

Outro objetivo da prova é unificar a avaliação do Enade com a etapa teórica do Enare, facilitando o acesso dos egressos à residência médica e garantindo uma formação alinhada com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, a pasta destaca que o exame busca estabelecer um modelo padronizado de avaliação, promovendo mais transparência e democratização no ingresso aos programas de residência médica de acesso direto.

Publicidade