quinta-feira | 17.07 | 4:36 PM

Slam das Minas leva oficinas de escrita e performance para escolas públicas

Oficinas fortalecem vozes femininas nas periferias de Salvador por meio da poesia falada

0Comentário(s)
Publicidade

A partir desta sexta-feira (18), o Slam das Minas BA realiza oficinas de escrita criativa, performance e slam nas escolas públicas de Salvador. O objetivo é difundir e aprimorar o Poetry Slam entre as mulheres periféricas da capital baiana.
As ações serão realizadas por diversas slammers, entre elas Ludmila Singa, uma das idealizadoras do Slam das Minas na Bahia, que destaca a importância das oficinas no ano em que o projeto celebra oito anos de existência. “Essas oficinas são sementes que a gente planta em cada território. É sobre levar poesia para dentro das escolas, fortalecer as vozes das meninas e mostrar que elas podem sim ser protagonistas. Celebrar oito anos do Slam das Minas fazendo isso é reafirmar nosso compromisso com a quebrada e com a palavra”, declarou.

A primeira oficina, que tem como tema Escrita Criativa, acontece nesta sexta-feira (18), às 8h30, no Instituto Central Isaías Alves (ICEIA Barbalho), com a presença de Ludmila Singa e Bell Puã. Já a oficina de Performance acontece no dia 22 de agosto, no Colégio Estadual Assis Chateaubriand, em São Caetano, e será realizada por Negafyah e Sabrina Martina. Em setembro é a vez das facilitadoras Má Reputação e Natielly Castro entrarem em cena com a oficina de Slam de Poesia, no Colégio Estadual Marquês de Maricá, no Pau Miúdo. Cada ação terá em média duas horas de duração e é destinada exclusivamente para os estudantes dessas instituições.

Publicidade

Bell Puã, slammer de Pernambuco, que também estará presente na ação, ressalta a importância das oficinas nas periferias. “Chegar nas escolas das periferias com oficinas de poesia é como abrir uma janela no peito de cada estudante. A palavra tem poder de cura, de denúncia, de sonho — e quando a juventude entende isso, ela começa a transformar o mundo ao redor”, afirmou.

Slam das Minas Bahia
Criado em 2017, o Slam das Minas Bahia é organizado por Negafyah, Ludmila Singa, Má Reputação e Sofia Senne, com o objetivo de promover o protagonismo, acolhimento e potencialização de mulheres através do Poetry Slam, o movimento literário que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje está presente em mais de 80 países.

Publicidade