O Festival Cine Horror já é uma tradição no calendário cultural soteropolitano. Em sua 10ª edição, o evento reúne uma ampla programação dedicada a filmes de terror, com exibições na Sala Walter da Silveira. As obras, de diversas partes do Brasil e do mundo, serão exibidas no mês de outubro.
O Cine Horror é o primeiro e mais antigo evento do gênero em atividade do nordeste, completamente destinado à exibição, difusão e discussão do cinema fantástico, tornando-se referência no cenário nacional. É também o único evento do gênero existente até o momento na Bahia.
No festival são apresentados filmes que não estão disponíveis nos streamings e nem em ampla distribuição pelo circuito comercial. A programação inclui longa-metragens e curta-metragens contemporâneos de países do mundo inteiro, negociados para exibição única ao público baiano durante os dias do evento.
Há também espaço participativo para convidados – diretores, produtores, atores, representantes e patrocinadores – em janela aberta com o público.
Oficinas e cineclubes
A programação contempla também a realização de oficinas e cineclubes. Nesta edição, os cineclubes terão programação entre os meses de julho e setembro. E, ainda no mês de julho, uma oficina com o cineasta Lula Magalhães vai abordar o tema ‘Como Produzir Filmes de Terror de Baixo Orçamento’. A oficina será realizada entre os dias 28 e 30 de julho, na Biblioteca dos Barris, em Salvador.
O projeto conta com apoio institucional da Fundação Cultural do Estado, por meio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.