sexta-feira | 01.08 | 8:29 PM

Salvador lança projeto de coleta seletiva porta a porta com agendamento online e veículos elétricos

RODA é projeto-piloto no Centro Histórico que alia mobilidade limpa e tecnologia para reduzir emissões de carbono e melhorar a reciclagem urbana

0Comentário(s)
Publicidade

Foi lançado na segunda-feira (28), no Palacete Tira Chapéu, no Centro de Salvador, o projeto pioneiro de coleta seletiva porta a porta RODA – A reciclagem na sua porta. A iniciativa busca promover uma gestão de resíduos mais eficiente por meio da integração entre tecnologia, mobilidade limpa e responsabilidade socioambiental. Com agendamento online e uso de triciclos elétricos, o projeto elimina a emissão de carbono no processo de coleta.

Publicidade

A operação será conduzida pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), com apoio da Limpurb. As coletas ocorrerão de segunda a sexta-feira em áreas como Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua da Mouraria e Avenida Joana Angélica.

Publicidade

Os moradores da região poderão agendar a coleta de materiais recicláveis — como plástico, vidro, alumínio, ferro, papel e papelão por meio do link alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou pelo WhatsApp (71) 99957-8803. A empresa Crun será responsável pela execução, utilizando veículos elétricos do tipo triciclo (modelo Tuc Tuc) para o transporte dos resíduos, contribuindo para a eliminação da emissão de CO₂ durante as operações.

Segundo o relatório Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), a taxa de reciclagem no país permanece abaixo de 10%. Diante desse cenário, o RODA surge como uma ação estratégica para testar novas formas de coleta seletiva.

O projeto-piloto terá duração de cinco meses e busca validar esse novo modelo de gestão, no qual o cidadão participa ativamente ao agendar a coleta por um sistema digital, e uma cooperativa,  selecionada por edital, realiza a retirada utilizando transporte limpo.

Durante esse período, serão avaliados indicadores como número de adesões, volume de resíduos recolhidos, impacto na redução de CO₂ e destino final dos materiais. Os dados coletados devem ajudar na definição de políticas públicas futuras para outras áreas da cidade.

“O Centro Histórico de Salvador foi escolhido por suas características estratégicas. A Prefeitura tem feito uma série de investimentos na requalificação e o RODA vem como mais uma iniciativa para valorizar essa importante área da cidade. Essa região oferece um cenário ideal para o projeto-piloto, com sua complexidade socioeconômica, a diversidade de imóveis (residenciais e comerciais) e a forte atuação dos catadores autônomos, fatores que a tornam um verdadeiro laboratório de inovação para a gestão de resíduos”, destacou Ivan Euler, secretário da Secis.

Publicidade