A tensão era grande, diante do risco da perda do mando de campo para o jogo de domingo, contra o Palmeiras, com clima de decisão de título para o Vitória. Mas no julgamento realizado na quinta-feira no STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF, o Vitória foi apenas multado em R$ 30 mil por cantos homofóbicos entoados por torcedores contra o zagueiro Wagner Leonardo, ex-jogador do time baiano, hoje do Grêmio, durante partida válida pela 6ª rodada da Série A. O mando de campo no Barradão está mantido para o jogo pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida marcou o primeiro jogo de Wagner Leonardo contra o Vitória desde a sua polêmica saída em fevereiro deste ano. O episódio aconteceu aos 19 minutos do 1° tempo e foi registrado em súmula pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima, levando o clube a julgamento por homofobia no STJD. No julgamento, a Procuradoria, representada por Marcos Souto Maior, pediu a pena máxima de portões fechados e multa, que a defesa do Vitória pediu absolvição. Com base no artigo 243-G, que trata de “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante”, ficou definido que o clube não possui precedentes no mérito julgado e a punição seria de multa de R$ 30 mil, sem perda de mando de campo.
O que mudou, e isso foi antes do julgamento de ontem, foi o horário da partida, que estava inicialmente marcada para domingo, às 20h30, e foi antecipada para as 19h30 da mesma data. A CBF também definiu que o árbitro capixaba Davi de Oliveira Lacerda, 29 anos, vai apitar Vitória x Palmeiras, no domingo, com o apoio do árbitro carioca Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, no VAR.
O time – O técnico Fábio Carille não deu sinais sobre as mudanças no time do Vitória, como nova postura e formação tática, e técnica, principalmente com a regularização dos reforços recém contratados e já registrados no BID da CBF, como o atacante Romarinho. Mas é certo que o meia Matheusinho, se recuperando de uma fascite plantar, que lhe tirou do jogo contra o Mirassol, em São Paulo. No empate de 1 a 1, tem remotas possibilidades de disputar esse jogo de domingo pela 18ª rodada do Brasileiro.
Misto – Com uma maratona de um jogo a cada três dias, o Palmeiras deve chegar a Salvador com um time misto para enfrentar o Vitória. É certo que o técnico Abel Ferreira não vai contar com cinco jogadores: o zagueiro Bruno Fuchs, com dores na parte posterior da coxa direita, é dúvida. Mas já estão fora deste jogo no Barradão, o zagueiro Murilo, o meia-atacante Felipe Anderson e os atacantes Paulinho e Bruno Rodrigues.
Fonte: Trbn
Foto: Victor Ferreira/EcVitória