Rafael Câmara conquistou o título do Campeonato de Pilotos da Fórmula 3 em 2025. O piloto brasileiro, que compete pela equipe Trident, garantiu matematicamente a conquista no domingo (3) ao vencer a corrida realizada no circuito de Hungaroring, na Hungria.
Com a vitória, Câmara chegou aos 156 pontos na temporada e não pode mais ser alcançado por Mari Boya, que ocupa o segundo lugar com 108 pontos. Aos 20 anos, o pernambucano faz parte do programa de jovens talentos da Ferrari desde 2021 e disputa sua primeira temporada na Fórmula 3, informa CNN Brasil.
Tsolov aparece na terceira colocação com 106 pontos, seguido por Tim Tramnitz (93) e Martinius Stenshorne (80).
O piloto brasileiro teve um início de campeonato dominante, conquistando quatro poles nas cinco primeiras etapas, um feito inédito na história da Fórmula 3 e vencendo corridas no Bahrein, na Austrália e na Espanha. Com a larga vantagem construída na classificação, Rafael soube administrar o restante do campeonato e voltou a se destacar com mais uma pole na etapa húngara.
“Estou muito feliz com a forma como conseguimos administrar toda a temporada. Acho que fomos muito fortes desde o início. Agora podemos relaxar um pouco antes de Monza, aproveitar um pouco o momento, porque durante o campeonato é sempre difícil aproveitar os momentos, porque você sempre precisa manter o foco, então aproveite cada momento. Obrigado a todos pelo apoio, por torcerem por mim e agora é só aproveitar”, declarou Rafael após conquistar o título.
Na classificação por equipes, a Trident lidera com 282 pontos e chega à última rodada da temporada à frente da Campos Racing, que soma 263. A MP Motorsport está em terceiro lugar com 166 pontos, seguida por ART Grand Prix (144) e Van Amersfoort Racing (136).