A Editora Ogum’s Toques Negros realiza no sábado (30), das 14h às 17h, uma festa literária no Muncab, com entrada gratuita e aberta ao público, reunindo leitores e artistas em uma celebração da literatura negra contemporânea. O evento contará com apresentação artística musical e recital de poemas, oferecendo uma experiência cultural completa, contando com apresentação musical poética com Ominirê Adún, Tau Zalika e Zamani Araújo e apresentação do samba reggae da banda Yayá Muxima, sob condução da Viviam Caroline.
Durante a festa, serão lançados três novos livros da editora: Aubibéqui, de guellwaar adún; Banzo e outras saudades, de Mel Adún; e Gamacopeia: (des)efabulações poéticas de Luiz Gama, de Sílvio Roberto dos Santos Oliveira.
O poeta guellwaar adún, radicado atualmente em Nova Iorque, retorna ao Brasil para apresentar Aubibéqui (Ed. Ogum’s, 2025), obra em que trabalhou nos últimos sete anos. O livro, que mistura formatos poéticos tradicionais e experimentais, é um prenúncio lançado pela primeira vez em solo baiano, refletindo quase uma década de autoexílio do autor. Segundo o escritor e professor doutor Sílvio Oliveira, “Aubibéqui nos convoca a um passeio por subjetividades audaciosas, reencontrando arte, sabedorias negras e africanidades em diálogos com outras nascentes”.
A escritora Mel Adún apresenta Banzo e outras saudades (Ed. Ogum’s, 2025), que explora a experiência de viver fora do Brasil e a saudade sentida por famílias negras não cristãs. A obra traz poemas em formas de caligramas e reflete a amefricanidade da autora, marcada por diálogos literários com guellwaar adún e Ronald Augusto.
“Estou muito feliz em voltar ao Brasil para esta festa literária da Ogum’s Toques Negros. É uma alegria poder compartilhar meus poemas e lançar novas obras em um espaço que celebra a literatura negra, a música e a poesia. Espero que o público sinta a mesma emoção que sentimos ao criar esses livros e se encante com cada apresentação artística”,compartilha, Mel Adún, escritora e editora da Ogum’s Toques Negros, radicada em Nova Iorque.
Já Gamacopeia, de Sílvio Roberto dos Santos Oliveira, parte de sua pesquisa de doutorado para revisitar a obra de Luiz Gama. Dividido em seis partes, o livro mergulha nas narrativas e memórias do poeta, combinando rigor acadêmico e fluidez literária, preparando o leitor para um exercício de imaginação e reflexão crítica sobre a história e a memória negra.
Desde sua fundação em dezembro de 2014, a Editora Ogum’s Toques Negros tem como missão principal publicar escritores e escritoras negras do Brasil e da diáspora africana, oferecendo espaço para vozes historicamente apagadas do mercado editorial. Com este evento, a editora reforça seu compromisso com a valorização da literatura negra, promovendo encontros que conectam escrita, música e poesia.
SERVIÇO
Festa Literária Ogum’s Toques Negros
Data: Sábado, 30 de agosto de 2025
Horário: 13h às 17h
Local: Muncab – R. das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador – BA
Atrações: Apresentação artística musical e recital de poemas
Lançamentos: Aubibéqui, Banzo e outras saudades e Gamacopeia: (des)efabulações poéticas de Luiz Gama