A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), apresentou uma alta histórica. Neste caso, o aumento refere-se aos indicadores de monitoramento produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, utilizados para avaliar a qualidade da oferta dos serviços de assistência social.
Com base em levantamento do ministério, entre 2018 e 2024, portanto, o IDCRAS e o IDCREAS, saltaram, respectivamente, de 2,29% para 4,17% e de 3% para 4,72%.
Alta: um feito marcante na área de assistência social na cidade
“Foi uma conquista histórica, que prioritariamente ocorreu na gestão do prefeito Bruno Reis”, disse o titular da pasta, Júnior Magalhães. Dessa forma, ele continua falando sobre a alta. “Levando em consideração que esses indicadores de desenvolvimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] são mensurados a partir da avaliação de estruturas físicas, recursos humanos e os serviços ofertados”, completa.
O secretário destacou que, nos últimos anos, Salvador avançou de forma significativa na área. Isso se deu, atualmente, com a realização de dois concursos públicos. Além disso, houve reforma e construção de unidades-modelo de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Assim, também, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) passaram por mudanças. A reorganização dos serviços foi outro tema otimizado no setor.
Foto: Betto Jr/Secom PMS