Vôlei de praia baiano arrasando! A famosa expressão “De Cajacity para o mundo” está com tudo em Brasília (DF). Alunos da rede estadual de ensino em Cajazeiras, no Colégio Edvaldo Brandão, e em São Cristóvão, no Colégio Marques e Marques, são os representantes baianos no vôlei de praia dos Jogos da Juventude 2025. A dupla feminina, assim, vai disputar as semifinais às 14h20 desta quinta-feira (18).
Dentre grandes resultados e histórias de superação, o esporte mostra, portanto, que é uma ferramenta social. Anthony Vaz, 16, Samara Brandão, 16, Sidney Souza, 16, e Suane Adir, 15, são os nomes das feras do vôlei de praia de base baiano que lideram rankings estaduais e rodam o circuito nacional da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com um histórico vencedor.
Samara e Suane, ambas de Cajazeiras, um dos bairros mais populosos da capital, venceram as duas partidas da fase de grupos do vôlei de praia. Elas não perderam um set e dessa forma se classificaram, em seguida, às semifinais após vencer por dois sets a um nas quartas nesta quarta-feira (17). “Acabamos de ganhar as quartas bem acirradas de tiebreak num jogo muito bom. Agora, entraremos com tudo nas semifinais para pegar o ouro”, conta Suane. Ela faz sua segunda edição dos Jogos, podendo retornar em 2026, além de uma participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Foto: Maurício Viana/Sudesb