Segundo levantamento feito pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), gentileza e educação dos atendentes é o segundo critério mais adotado pelos clientes na hora de escolher um bar ou restaurante (17%). À frente, apenas limpeza e higiene (32,4%). Esse comportamento reforça a importância dos garçons e garçonetes. A partir disso, a associação lançou nesta semana a cartilha gratuita“Garçom Nota 10”.
Portanto, o objetivo do material é valorizar esses profissionais e dar apoio em sua capacitação. Um guia prático traz orientações sobre como elevar o padrão de atendimento, agradar clientes e contribuir para o sucesso dos estabelecimentos.
O material aborda temas como protagonismo do garçom no negócio, importância estratégica do atendimento e técnicas de comunicação e vendas. Em seguida, os assuntos são os pequenos gestos que encantam, além de orientações sobre higiene, aparência e boas práticas. O material também destaca como lidar com a pressão nos dias de maior movimento, bem como apresenta exemplos de garçons que se destacaram em suas carreiras.
Clique aqui para acessar a cartilha completa.
Garçom ainda tem à disposição curso de formação profissional
Ainda com foco na qualificação dos garçons, a Abrasel, em parceria com a Academia Cervejeira da Ambev e a Catho, lançou também o curso “Bora Formar: Garçons”. Há cinco mil bolsas de estudos em uma formação on-line, gratuita e disponível para todo o Brasil.
O curso tem quatro módulos que vão desde a história e produção da cerveja até práticas de atendimento e preparação para o mercado de trabalho. Por fim, orientações sobre currículos e entrevistas.
O acesso ao curso está disponível neste link.
Foto: divulgação



