quinta-feira | 09.10 | 1:28 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Suplementos: aliados para um emagrecimento saudável

Especialistas em suplementos alertam para os riscos de soluções milagrosas de emagrecimento. Público deve ficar atento e evitar riscos para a saúde

0Comentário(s)
Publicidade

Nos últimos meses, o debate sobre emagrecimento ganhou força com a chegada das canetas emagrecedoras. De acordo com o Google Trends, os medicamentos já representam quase o dobro das consultas no buscador Google em relação às dietas. Porém, apesar de sua popularidade, especialistas alertam que não existe uma fórmula mágica e o assunto emagrecimento é algo sério.

Publicidade

Para a nutricionista Cindi Matos, o primeiro passo em qualquer plano de emagrecimento é buscar um profissional para uma anamnese criteriosa. Portanto, a análise avaliará a saúde geral do paciente e investigar a presença de doenças que impactam no emagrecimento. Assim, há problemas como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), resistência à insulina e questões gastrointestinais. Além disso, há exames importantes, como função da tireoide, hormônios, colesterol, insulina, vitaminas e o uso de medicamentos que podem interferir nesse processo, como antidepressivos, corticoides e anticoncepcional.

Publicidade

“Precisamos considerar também os aspectos emocionais e comportamentais, gatilhos de fome emocional, relação com a comida e qual a motivação real do paciente com o emagrecimento, se é estética ou por motivo de saúde, por exemplo”, diz a nutricionista. Dessa forma, ela complementa que o plano precisa vevar em conta, ainda, o estilo alimentar. Além disso, há também as preferências pessoais, o nível de atividade física, padrão de sono e como a pessoa lida com o estresse diário.

Foto: Freepik

Publicidade