Os Arcos da Lapa, oficialmente conhecido como Aqueduto da Carioca, são um dos mais importantes marcos históricos e arquitetônicos do Rio de Janeiro. Construído no século XVIII para transportar água potável, hoje é um cartão-postal e passagem do famoso bonde de Santa Teresa.
O aqueduto possui 42 arcos duplos com aproximadamente 17,6 metros de altura e 270 metros de extensão, considerado como a maior obra arquitetônica do Brasil colonial. A estrutura em pedra argamassada, caiada de branco, tem um estilo românico que se destaca na paisagem urbana.
Transição para o bonde
Com a evolução da rede de abastecimento de água no final do século XIX, o aqueduto perdeu sua função original. Em 1896, os arcos foram adaptados para servir como viaduto para os bondes elétricos, ligando o centro da cidade ao charmoso bairro de Santa Teresa.
Atualmente, os Arcos da Lapa são um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Localizado no bairro boêmio da Lapa, o monumento possui bares e casas de show, tornando-se um vibrante ponto de encontro e entretenimento noturno.
Assim, a Lapa dos cariocas tem muito a ver com a Lapa soteropolitana. Dessa forma, é um lugar de transporte, no centro da cidade e que mantém um comércio forte e um charme boêmio de antigamente.