Como anda a rotina do seu cão? Com o passar dos anos observamos uma mudança nos hábitos dos tutores em relação aos cuidados com seus cães. Antes, criados em quintais, hoje adentram nossos lares, quartos e camas. Assim, com essa mudança na forma de olhar e cuidar dos nossos pets, observamos também uma crescente em problemas comportamentais dos cães.
Mas e se isso puder ser, em parte, melhorado com ajustes de rotina? Se observar com cuidado, temos exigido dos nossos cães comportamentos diferentes daqueles para os quais foram criados. Queremos pets que fiquem em casa tranquilos, muitas vezes sozinhos, aguardando nossa chegada para então continuarem em casa tranquilos após um dia inteiro sem terem feito nada. Bom, nem nós conseguiríamos isso, não é? Afinal, se nós realizamos diversas atividades ao longo do dia antes de dormir, como podemos exigir dos nossos cães que permaneçam quietos, sem “aprontar”, quando não oferecemos o mínimo para eles?
Natureza canina
É importante lembrar que é da natureza do cão farejar, roer, cavar, fazer caminhadas em contato com a natureza. Por tanto, para que tenhamos um cão equilibrado e saudável, não podemos abrir mão de uma rotina igualmente saudável.
O primeiro passo idealmente, seria escolhermos um perfil de cão com características que combinem com o nosso estilo de vida e rotina. Não adianta ter um border collie se você ama ficar em casa lendo ou maratonando séries. Ou ter um buldogue inglês quando o que você curte são aventuras como trilhas e longas caminhadas. Esse match perfeito já ajuda bastante a atendermos melhor as necessidades dos nossos companheiros.
Ainda assim, é necessário organizar uma rotina de acordo com as características individuais do seu cão. Se ele gosta mais de roer, é importante ter disponível roedores específicos para cães. Se ele gosta de farejar, organizar um momento do dia para que ele possa sentir cheiros diferentes, seja forrageando e procurando sua comida em um tapete de fuçar, ou explorando novos aromas durante o passeio.
Passeio
Falando em passeio, esse é um momento que não pode faltar no dia de um cão. É aqui que ele terá a oportunidade de caminhar, socializar, deixar suas marcas pelo bairro, e explorar o mundo.
Para algumas pessoas, uma outra possibilidade são os esportes caninos. Dentre tantos, o Agility tem crescido largamente, por oferecer a oportunidade de potencializar o vínculo entre cães e tutores durante a realização de uma atividade prazerosa que envolve comunicação, parceria e muita diversão.
Independente da sua escolha, o importante é não ficar parado e inserir na rotina do seu cão momentos de troca e brincadeira e aproveitar ao máximo o momento presente com seu companheiro de quatro patas.
Sobre Vanessa Piana
Tutora de Kaleo e Mab. Apaixonada por cães desde sempre. Dedica-se ao estudo e atuação com cães nos Serviços Assistidos por Animais há 8 anos. Tem formação em Treinamento de Cães, sendo corresponsável pelo treinamento dos seus animais.
Siga Vanessa, Mab e Kaleo no TikTok: @diariodefocinho