Referência nacional em sanidade vegetal, a Bahia recebeu na última semana uma comitiva da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. A equipe conheceu as ações de monitoramento e controle de pragas realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A visita aconteceu na região do Vale do São Francisco, abrangendo os municípios de Juazeiro e Casa Nova, importantes polos produtores e exportadores de manga e uva.
Durante o intercâmbio, os técnicos acompanharam de perto o trabalho de fiscalização desenvolvido pela Adab no controle das moscas-das-frutas e na identificação do cancro bacteriano da videira. Em seguida, a comitiva também visitou propriedades rurais, packing houses e instituições parceiras. Assim, os locais escolhidos foram Embrapa Semiárido, Moscamed e Valexport, onde os procedimentos, legislações e etapas exigidas para a exportação das frutas tiveram uma apresentação especial.
Segundo o fiscal agropecuário da Adab, Weber Aguiar, a troca de experiências fortalece a cooperação entre os estados. Portanto, contribui para o aprimoramento das ações de defesa vegetal. A engenheira agrônoma Camila Baptista do Amaral, chefe do Departamento de Campinas, destacou a excelência do trabalho realizado na Bahia. “A visita foi extremamente enriquecedora. A Adab é referência em sanidade e exportação, e seu modelo deve ser replicado em outras regiões do país”, afirmou a engenheira.
Foto: Adab/Divulgação



