quinta-feira | 20.11 | 3:12 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Brasil no Salon du Chocolat: recorde em geração de negócios

Evento realizado em Paris celebrou a produção brasileira de cacau e chocolate e mobilizou comitiva nacional liderada pelo empresário baiano Marco Lessa

salon du chocolat
0Comentário(s)

Com presença de mais de 100 membros, o Brasil fez a sua mais expressiva participação no Salon du Chocolat, 30ª edição da maior feira internacional do setor sediada em Paris. Neste ano, o país de honra no evento reuniu produtores, marcas, empresários e representantes públicos de estados como Bahia e Pará, durante cinco dias de programação voltada ao fomento da cadeia produtiva do cacau nacional para o mundo.

Assim, a delegação brasileira esteve em um pavilhão de estandes de 200m² que contou com mais de cem marcas de origem nacional. Juntamente a isso, 50 marcas de chocolates e produtos de origem cacau e mais de 80% dos produtos esgotados. A operação comercial resultou em mais de dez compradores internacionais e mais de 5 milhões de euros em potenciais negócios, um recorde para o país em mais de 15 anos de atuação no projeto.

Publicidade

O sucesso brasileiro no Salon du Chocolat recebeu a impulsão da Missão Brasil Origem, iniciativa liderada pelo empresário baiano Marco Lessa, CEO da MVU Empreendimentos. A empresa criou o Chocolat Festival, maior evento do setor na América Latina. Portanto, a ação estreitou laços culturais e comerciais entre Brasil e França com visitas técnicas às fábricas na grande Paris, como Alain Ducasse, referência da alta gastronomia francesa, além de workshops, palestras e rodadas de negócios.

Homenagem

“Ver o Brasil ser homenageado no Salon du Chocolat, com o maior estande da sua história, é a prova do quanto evoluímos. É um reconhecimento ao trabalho de centenas de produtores e empreendedores que acreditaram no cacau brasileiro e transformaram o nosso produto em símbolo de qualidade, sustentabilidade e identidade nacional”, disse Marco.

Portanto, a incursão brasileira na França foi marcada também pela participação de produtores da agricultura familiar de municípios baianos como Ibicaraí. A cidade é uma importante região produtora de amêndoas de cacau, que faz da matéria-prima fonte de renda, sustentabilidade e desenvolvimento. Transformando sabor em arte, o Espaço Brasil apresentou ainda uma escultura feita 100% de chocolate. Ela teve a confecção pelas mãos dos artistas chocolatiers Tati Benazzi e Léo Vilela. A construção da obra apareceu durante o evento e totalizou 350 kg de chocolate e mais de três metros de altura. Com tema “Guardiões da Floresta”, a peça foi uma homenagem à biodiversidade da Amazônia e aos seus povos protetores e a COP30.

Ao recuperar o prestígio e ascensão como um dos maiores produtores de cacau do mundo, o Brasil celebra o reconhecimento no Salon du Chocolat. Dessa forma, firma a sua projeção no mercado europeu com produtos de alta qualidade. Atualmente, tendo o atestado pelo selo da Organização Internacional do Cacau (ICCO) e com marcas premiadas internacionalmente. Além disso, há o crescimento na exportação de cacau, com a Bahia se consolidando nesse cenário como líder nacional. O estado teve R$2,6 bilhões de valor exportado em 2024, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Sobre a 30ª edição do Salon du Chocolat

Realizado entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro no Paris Expo Porte de Versailles, na capital francesa, o Salon du Chocolat é a grande vitrine do cacau e do chocolate. Esta edição, que trouxe o Brasil como homenageado de honra, atraiu mais de 200 expositores de mais de 50 países. Assim, uma soma de cerca de 100 mil visitantes. Por isso, a programação contou com diversas atividades culturais e formativas, como workshops, masterclasses, degustações, apresentações musicais e desfiles de moda.

Fotos: Alberto Monteiro

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *