A Bahia reafirmou sua liderança nacional em políticas de energia sustentável e transição energética durante a COP30, realizada na segunda-feira (10), em Belém (PA). Dessa forma, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância de intensificar as ações contra as mudanças climáticas, citando exemplos recentes de eventos extremos no Brasil, como o tornado no Paraná e as fortes chuvas em Vitória da Conquista. “Precisamos agir com maior celeridade para conter esse processo”, afirmou o governador.
Acompanhado de representantes dos outros oito estados nordestinos, por meio do Consórcio Nordeste, Jerônimo defendeu a proteção da Caatinga. Dessa forma, ressaltando a necessidade de reconhecê-la como um bioma essencial para o país. “Viemos discutir transição energética e direito ambiental, mas também fortalecer a pauta da Caatinga”, disse. O objetivo, segundo ele, é unir esforços regionais para enfrentar a desertificação e promover o desenvolvimento sustentável do semiárido nordestino.
Atualmente, a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) também participa ativamente da COP30, integrando painéis sobre Adaptação Climática, Resiliência Costeira, Segurança Hídrica e Governança Climática. O secretário Eduardo Sodré ressaltou o papel do estado como líder regional na construção de soluções inovadoras para combater a crise climática e impulsionar a economia verde. “A Bahia mostra que sustentabilidade e crescimento podem caminhar juntos”, destacou o secretário.
Foto: Daniel Senna/GOVBA

