Os estudantes baianos Estevão Souza, de Conde, e Luan Correia, de Paramirim, estarão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA). A presença dos jovens é resultado direto do protagonismo demonstrado nas etapas Estadual e Nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, iniciativa que mobiliza estudantes de todo o país em defesa da sustentabilidade e da justiça climática.
Dessa forma, o caminho até a COP 30 começou na Bahia, durante a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). A ação teve promoção da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O processo envolveu mais de 152 mil estudantes de 113 municípios. Eles estiveram em atividades de reflexão socioambiental e desenvolvimento de projetos voltados às comunidades escolares. Entre os 21 delegados escolhidos para representar o estado na etapa nacional, realizada em Luziânia (GO), Estevão e Luan se destacaram pela liderança e pela dedicação às pautas ambientais.
Assim, na COP 30, os jovens baianos integrarão a mesa “O necessário protagonismo das juventudes e dos povos tradicionais na Agenda Climática”, na segunda (17). Assim, o debate reforçará a importância das juventudes e comunidades tradicionais na construção de políticas públicas sustentáveis. Além disso, também para o fortalecimento da educação como ferramenta essencial para combater os desafios climáticos globais.
Foto ilustrativa: André Fofano

