O Pelourinho terá uma agenda intensa entre os dias 14 e 19 de novembro, reunindo música, arte, dança e celebrações da cultura afro-brasileira. O destaque do fim de semana é o FEMADUM, tradicional festival do Olodum. Assim, há mais de 40 anos revela talentos e valoriza as expressões culturais de matriz africana. As atividades ocorrem no Largo Pedro Archanjo, começando na sexta-feira (14), às 9h. Em seguida, continuam no sábado (15) e domingo (16), sempre com entrada gratuita.
Além disso, a sexta-feira também marca o 11º Sorriso Negro, realizado pelo Commanche do Pelô no Largo Tereza Batista, às 19h, dando início aos preparativos para o Carnaval 2026. No mesmo horário, o Largo Quincas Berro D’Água recebe mais uma noite do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET). As apresentações são de Saravá Jazz e SambUfb. A programação continua no domingo (16), quando o Largo Tereza Batista sedia o Festival Brilho de Dandara, com show de Chocolate Batidão e performances de drags, às 15h.
A agenda da semana se estende até quarta-feira (19), com diversas atividades gratuitas, incluindo gravação de longa-metragem com participação do Cortejo Afro, feira de empreendedorismo negro, shows, além de uma série de aulões de dança — entre elas zumba, dança afro, dança de salão e aulas especiais sobre danças de Orixás e cortejo dos blocos afro. Os eventos acontecem nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, reforçando o Pelourinho como um dos principais polos culturais de Salvador.
Foto: divulgação

