sábado | 13.12 | 6:24 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Diversidade e inclusão no Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação

Diversidade e inclusão foram destaques no primeiro dia do evento, que segue até às 18h de hoje (13)

diversidade e inclusão
0Comentário(s)

Diversidade e inclusão presentes na pauta da ação. “Não esqueçam da inclusão: diversidades e diferenças são uma oportunidade de amadurecimento para a vida. A transformação de vocês acontece ao saber lidar com as diferenças”, afirmou a superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo de Morais, aos estudantes presentes na abertura do II Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O evento, gratuito, teve início ontem (12), na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador, e segue até hoje (13), das 9h às 18h.

Assim, os estudantes Heitor de Santana, Leonardo Nogueira e Jeferson Júnior, participantes desta edição do Festival, seguiram o conselho de Cléssia e desenvolveram um projeto focado na inclusão. Dessa forma, criaram um aparelho capaz de monitorar o nível de ruídos em sala de aula. Por isso, o trio apresentará, ao longo dos dois dias, seu trabalho na FENIC (Feira Nacional de Iniciação Científica), que integra a programação do Festival.

Publicidade

Atualmente, o equipamento desenvolvido emite um alerta visual quando o barulho atinge um patamar que causa desconforto a alunos neurodivergentes com hipersensibilidade a ruídos, como aqueles com TDAH ou autismo. “Temos um colega que tem autismo e, quando tem muito barulho, ele sai de sala com a mão no ouvido. Então, queremos deixar o ambiente mais confortável para pessoas como ele”, explica Jeferson Júnior, aluno do 2º ano da Escola SESI Djalma Pessoa.

Conforto acústico

O protótipo acende uma luz amarela quando o ruído chega a um nível não recomendável para pessoas com hipersensibilidade. “Quando a luz fica vermelha, é porque nem mesmo as pessoas neurotípicas suportam aquele barulho”, acrescenta Jeferson. A ideia é posicionar o equipamento próximo ao professor em sala de aula, permitindo que os próprios estudantes acompanhem o nível de ruído produzido e consigam autorregular seu comportamento.

Em seguida, durante a abertura do Festival, Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), destacou a importância do evento e a relevância da educação para a sociedade: “O SESI, como parte do Sistema FIEB, tem uma crença muito forte de que a maior transformação econômica que podemos ter no Estado é através da educação. A educação amplia as oportunidades e, tendo mais oportunidades, cada um de vocês vai ter mais escolhas nos caminhos que vão desenvolver na vida profissional”, incentivou o presidente ao se dirigir aos estudantes.

Capital baiana recebe torneio pela primeira vez; saiba qual

Armando Alberto da Costa Neto, diretor superintendente do SESI Bahia, deu a notícia que entusiasmou os estudantes presentes na abertura do Festival. Assim, em 2027, a etapa nacional do torneio FIRST Lego League (FLL) será realizada na capital baiana pela primeira vez. A FLL é a maior competição de robótica da América Latina.

A escolha da Bahia como sede da FLL também foi comemorada pelo superintendente de Educação Básica do SESI Nacional, Wisley João Pereira. “Vamos continuar sendo o país com o maior número de vitórias no FLL: somos tricampeões mundiais consecutivos. Isso é resultado de um trabalho maravilhoso de nossos professores, técnicos e da equipe pedagógica de nossas escolas”, concluiu.

Foto: Wilson Sabadin

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *