Licia Fabio é reconhecida oficialmente. Na manhã da última sexta (12), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em sessão especial, concedeu o Título de Cidadã Baiana à promoter Lícia Fábio. Nascida em Laranjeiras, estado de Sergipe, a homenageada dedicou mais de cinco décadas de sua vida à cultura baiana.
Em seguida, a honraria, que celebra a contribuição de Lícia para o estado, foi proposta pelas deputadas Fabíola Mansur (PSB) e Ivana Bastos, que preside o Legislativo baiano. Assim, a solenidade contou com a presença de amigos e familiares. O Plenário Orlando Spínola recebeu a empresária sob o Hino ao Senhor do Bonfim, interpretado por Márcia Short, e ouviu o artista Aloísio Menezes cantar o Hino ao 2 de Julho e o hino do Esporte Clube Bahia, time de preferência da homenageada.
Portanto, a presidente Ivana Bastos, que conduziu a sessão como a primeira mulher a presidir a ALBA em 192 anos, contextualizou a trajetória de Lícia na Bahia. Dessa forma, mencionando que a sergipana começou vendendo livros de porta em porta e conseguiu abrir caminho através da persistência e das amizades.
Emoção nos depoimentos
Lícia Fábio assistiu a um vídeo com depoimentos de amigos e familiares antes de discursar. Em seguida, a nova Cidadã Baiana expressou sua satisfação, relatando que a notícia da aprovação do título a deixou sem dormir por duas noites. Ela recordou sua origem em Sergipe e a decisão de tentar a vida na Bahia. A empresária fez um agradecimento especial à deputada Fabíola Mansur, a quem chamou de “guerreira” com pautas como o combate à violência contra a mulher. Lícia Fábio solicitou a todos os presentes que ajudem a reconstruir a igreja de São Francisco. A mesa de honra contou, entre outros, com a presença da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos e do deputado federal Adolfo Viana. Além disso, também do cantor e compositor Carlinhos Brown.
Foto: Agência ALBA

