O Ensaio do Bloco Olodum movimenta o Pelourinho neste domingo (11), com uma extensa programação de shows que tomou largos e praças do Centro Histórico de Salvador. Ao longo do dia, música, ancestralidade e energia marcaram o evento, embalado pela potência dos tambores que ecoaram pela região.
Além do Olodum, passaram pelos palcos a Banda Didá, Ganhadeiras de Itapuã, Jeanne Lima, Viola de Marujo e Tio Paulinho. As apresentações integraram o projeto Verão Bahia, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA).
A agenda começou às 11h, com muito forró sob o comando da cantora Jeanne Lima, que anunciou a participação do forrozeiro Del Feliz, reforçando a presença das raízes nordestinas na cena cultural baiana.
O público infantil também teve espaço garantido. Às 14h30, Tio Paulinho levou brincadeiras, danças, gincanas e animação para a Praça Pedro Archanjo. Na sequência, às 15h, os tambores do Olodum tomaram conta do Largo do Pelourinho, local já consagrado como palco das apresentações do maior grupo de samba-reggae do mundo, com acesso gratuito ao público.
No mesmo horário, o protagonismo feminino na percussão ganhou destaque com a apresentação da Banda Didá, no Largo Tereza Batista, que prometeu convidados especiais para incrementar ainda mais o espetáculo.
Às 17h, no Largo Quincas Berro D’Água, as Ganhadeiras de Itapuã subiram ao palco com um repertório dedicado ao resgate e à preservação da cultura baiana por meio da música. Já à noite, às 19h, a Praça Pedro Archanjo recebeu o grupo Viola de Marujo, que apresentou o tradicional samba de roda como forma de manter vivas as expressões culturais ligadas às religiões de matriz africana.
Fundado em 1979, o Olodum completa 46 anos de trajetória ininterrupta, com apresentações realizadas em 45 países e parcerias que levaram sua música e história para diferentes partes do mundo. Durante o verão, o Pelourinho volta a se firmar como ponto de encontro do samba-reggae, ritmo criado por Neguinho do Samba e símbolo da identidade do grupo.
Entre os destaques de 2026 está o retorno do Olodum à Lavagem do Bonfim, marcada para o dia 15 de janeiro, após um intervalo de 25 anos -´ a última participação do grupo no evento ocorreu em 2001.

