sexta-feira | 16.01 | 2:41 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Prática de exercícios na gestação é segura e ajuda a diminuir riscos de complicações, afirma especialista

0Comentário(s)

A atividade física tem papel fundamental para uma gravidez saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que gestantes realizem ao menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular em intensidade moderada, o que corresponde a cerca de 21 minutos por dia. Estudos científicos comprovam que se manter ativa durante a gestação é seguro e proporciona benefícios que vão além do bem-estar materno, refletindo diretamente na saúde e no desenvolvimento do bebê. Durante a prática de exercícios, há melhora da circulação sanguínea, maior aporte de oxigênio para a placenta e impactos positivos no funcionamento do coração do feto. Além disso, a atividade física contribui para o equilíbrio hormonal, diminui o risco de complicações e auxilia na preparação do corpo para o parto e o período pós-parto.

“Os exercícios físicos ajudam a manter a boa forma física da mãe, promovem a manutenção da função cardiopulmonar, auxiliam no controle do ganho de peso e reduzem o risco de complicações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Eles também podem facilitar o trabalho de parto e contribuir para uma recuperação mais rápida após o parto”, afirma Everton Raeda, Gestor Técnico na Rede Alpha Fitness. O especialista reforça que a prática deve sempre ser adequada ao período gestacional e realizada com orientação profissional e liberação médica, garantindo segurança tanto para a mãe quanto para o bebê.

Publicidade

A gestação é uma fase de grandes exigências físicas e emocionais, tanto para a mulher quanto para a criança. Por isso, o acompanhamento de um profissional especializado é essencial, pois ajuda a orientar escolhas seguras, prevenir riscos e promover cuidados com a saúde do bebê ainda antes do nascimento. “Os exercícios podem ser praticados ao longo de toda a gravidez, ainda mais se a mulher já tinha uma rotina ativa. Importante que sejam realizados de forma cautelosa e sob autorização médica. Além disso, adaptar a intensidade e o tipo de exercício conforme a gestação é fundamental”, orienta Raeda. Entre os benefícios estão a redução de complicações durante a gravidez e o parto, melhor equilíbrio emocional da gestante e melhores condições de oxigenação e crescimento saudável do bebê.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *