Em contagem regressiva para o 52º Carnaval, o bloco afro Ilê Aiyê promove, no sábado, 31 de janeiro, o seu último Ensaio Geral. O encontro acontece na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. A partir das 20h, a Band’Aiyê recebe convidados no palco para dividir com o público uma amostra da força e da vibração que o bloco leva do Curuzu à avenida.
Guiado pelo tema do Carnaval deste ano, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o ensaio antecipa a proposta artística e política que o Ilê Aiyê apresentará nas ruas. A narrativa destaca a valorização da ancestralidade, da memória e dos laços históricos entre Bahia e Rio de Janeiro. Ao reverenciar a herança afro-indígena de Maricá, o bloco reforça o Carnaval como espaço de formação, resistência e afirmação identitária, onde música, estética e território se conectam como expressão cultural e política.
A programação da noite também terá a participação da Deusa do Ébano 2025, Lorena Bispo, em sua despedida do título, abrindo caminho para a recém-eleita Deusa do Ébano 2026, Carol Xavier, que fará sua estreia oficial apenas durante o Carnaval. A apresentação final de Lorena representa a continuidade de uma tradição que atravessa gerações e reafirma o ensinamento do Ilê Aiyê: uma vez Deusa, para sempre Deusa.
O Ensaio Geral do Ilê Aiyê 2026 é realizado pela Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê em parceria com o Governo Federal, com produção da Caderno 2 Produções e da Central Black Entretenimento. O evento tem patrocínio do Grupo Belov, mantenedor do Plano Anual do Ilê Aiyê, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além do apoio da ITS Brasil, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult/BA).
Foto: André Frutuôso / Estúdio Casa de Mainha

