Redação
Entre as imperdíveis atrações do dia 02 de fevereiro, no circuito da tradicional Festa de Yemanjá, o Cortejo do Samba de Farofa vai pulsar ao som dos tambores, da fé e da ancestralidade, promovendo um espetáculo a céu aberto, reunindo pessoas de todas as idades, comemorando em 2026 os 12 anos de concepção e atuação do grupo, que é uma das mais cultuadas bandas de samba de Salvador, pelo seu altíssimo nível de qualidade musical e bom gosto na escolha do repertório.
Convocando os presentes a levar um perfume de alfazema para trocar pela camisa oficial do evento, o Samba de Farofa promete realizar um cortejo histórico, com muito samba de raíz da Bahia, fazendo todo mundo dançar e cantar com um mix de harmonias, instrumentos de cordas e percussão, na festa que é uma das maiores e mais emblemáticas celebrações religiosas e culturais do país, com sua força imensurável.
Criado em 2012, no bairro de Tororó, o Samba de Farofa é composto por sanfona, cavaquinho, surdo, pandeiro, congas e percuteria. O Cortejo no 2 de fevereiro conta com o apoio do Governo do Estado, em ação de valorização e estímulo aos artistas, mestres de culturas tradicionais, técnicos e estudiosos da cultura brasileira.
Anualmente, há mais de 100 anos, milhares de pessoas vestem-se de branco e azul para prestar homenagens à Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro. Além do aspecto religioso, a data mobiliza toda a cidade, atraindo turistas e movimentando de forma contundente a economia local. Yemanjá é a orixá das águas salgadas, da fertilidade e protetora dos pescadores, mulheres e famílias, e a celebração é um momento de profunda devoção, agradecimento por graças alcançadas e de também fazer pedidos para o ano que se inicia.
A concentração do Cortejo do Samba de Farofa acontece a partir das 7h30, em frente à quadra de futebol do Rio Vermelho.

