O Ministério da Saúde vai ampliar a proteção contra a poliomielite no Brasil. A partir do dia 3 de agosto, crianças de 4 anos vão passar a receber uma nova dose de reforço da vacina, retomando o esquema com cinco aplicações na infância. Com essa mudança, a imunização será realizada exclusivamente através da vacina injetável, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, além dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos.
Essa decisão foi tomada após os especialistas realizarem uma avaliação da área de imunização. O objetivo tem o intuito de manter a proteção das crianças por mais tempo e reduzir os riscos de reintrodução da doença no país.
Apesar do país estar livre da poliomielite há 37 anos, o vírus ainda circula em algumas regiões do mundo. Por isso, a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção.
Os pais e responsáveis devem conferir a caderneta de vacinação dos filhos. Caso alguma dose esteja em atraso, a orientação é que procurem a unidade de saúde mais próxima para atualização do esquema vacinal.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
Foto: Reprodução/ Freepik

