O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Estado da Bahia (Ibametro) inspecionou 9.040 itens durante a Operação Especial de Carnaval, realizada entre 9 e 12 de fevereiro de 2026. Ao todo, 31 estabelecimentos comerciais foram vistoriados no estado, resultando na reprovação de 55 produtos e na adoção de 50 medidas fiscais. As principais irregularidades foram encontradas em fantasias, adereços e brinquedos vendidos no período da folia.
Segundo o diretor-geral do órgão, Thales Dourado, a fiscalização ganha ainda mais importância durante o Carnaval. “Há um grande volume de vendas nesse período, e nossa presença é fundamental para assegurar que o consumidor não seja prejudicado. Fiscalizar também é uma forma de proteger a população”, destacou.
Produtos têxteis lideram número de irregularidades
Entre os artigos têxteis – categoria que engloba fantasias e acessórios carnavalescos – foram analisadas 5.738 unidades. Desse total, 48 apresentaram algum tipo de irregularidade, o equivalente a 0,84%, o que gerou 28 autos de infração. As falhas mais recorrentes incluíram ausência de informações sobre tamanho ou dimensões, falta de indicação do país de origem, omissão da composição do tecido e ausência de identificação do fabricante ou importador. Esses dados são obrigatórios e garantem maior transparência ao consumidor.
Brinquedos também passaram por inspeção
No setor de brinquedos, 3.302 produtos foram avaliados. Sete acabaram reprovados, índice de 0,21%, resultando em 22 ações fiscais. A principal infração constatada foi a ausência do Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), certificação obrigatória que comprova que o item atende aos padrões mínimos de segurança – especialmente importantes quando se trata do público infantil.
Durante a operação, ainda foram emitidos cinco Termos Únicos de Fiscalização na modalidade notificação.
Fiscalização de bebidas aponta conformidade
Na sexta-feira (13), o Ibametro também divulgou o balanço da Operação Carnaval voltada à verificação metrológica de bebidas, realizada nos primeiros dez dias de fevereiro, em Salvador, até a véspera oficial da festa. A ação analisou se o volume indicado nos rótulos de 15 tipos de bebidas – como refrigerantes, cervejas, energéticos, água mineral e sucos – correspondia ao conteúdo real das embalagens. Todos os produtos avaliados estavam de acordo com as exigências legais, reforçando a segurança nas relações de consumo durante o período de maior movimentação comercial do ano.
Orientações ao consumidor
Com a festa ainda em andamento, o Ibametro orienta os consumidores a redobrar a atenção no momento da compra de fantasias, adereços e brinquedos.
Entre as recomendações estão:
- Conferir a presença do Selo do Inmetro nos brinquedos, que assegura que o produto passou por testes de segurança.
- Verificar se as etiquetas de produtos têxteis trazem, em português, informações como composição do tecido, tamanho, país de origem e identificação do fabricante ou importador.
- Desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado, já que produtos irregulares costumam não passar por controle de qualidade, podendo representar riscos ao consumidor.
Foto: Divulgação/Ibametro

