Por muitos anos, o aviso obrigatório nas campanhas de cerveja, tradicionalmente resumido à frase “Beba com moderação”, cumpriu apenas uma exigência legal e, com o tempo, tornou-se praticamente imperceptível ao público. A partir dessa constatação e com base em uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a marca para 2026, a Itaipava decidiu dar novo significado a esse espaço, direcionando a mensagem para um tema urgente na sociedade brasileira: o assédio, que costuma se intensificar durante o Carnaval.
Desenvolvida pela WMcCANN, a ação substitui o tradicional aviso por um alerta mais incisivo, inaugurando o movimento com a assinatura “Nunca assedie. Beba com sabedoria” e colocando o enfrentamento ao assédio no centro da comunicação da marca. O levantamento conduzido pelo Instituto Locomotiva aponta que 79% das brasileiras dizem ter medo de sofrer assédio no Carnaval e que metade das mulheres já vivenciou esse tipo de situação durante a festa. Esses dados passaram a integrar as peças da campanha carnavalesca e reforçam o posicionamento social da empresa, que aderiu ao movimento “Não Se Cale”, lançado pelo Grupo Petrópolis em 2024.
“Nós entendemos que o Carnaval é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. Com esta iniciativa, queremos ser pioneiros em uma mudança de comportamento que pode e deve ser abraçada por todo o setor. Transformar o aviso legal em um alerta contra o assédio é um passo simbólico, mas de grande impacto”, afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis.
“A parceria entre Itaipava, WMcCANN e Instituto Locomotiva nasce do compromisso de usar a comunicação para tornar visíveis verdades que não podem mais ser ignoradas. O posicionamento da WMcCANN, baseado em verdades bem contadas, está diretamente ligado à responsabilidade cultural. Ao realizar uma ação sustentada por dados, a comunicação cumpre seu papel de provocar reflexão, influenciar a cultura para transformar comportamentos e contribuir para um ambiente mais seguro para as mulheres”, comenta Ranata Bokel, CEO da WMcCANN.
Para Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, os números revelam um cenário alarmante e evidenciam como o assédio ainda faz parte da experiência de muitas mulheres no período carnavalesco. “Ao divulgar esses dados, buscamos não só amplificar o debate público sobre o tema, mas também chamar à reflexão quem está pulando o Carnaval. O assédio não é uma questão individual de uma ou outra mulher, é um problema social que precisamos enfrentar de forma coletiva, como sociedade”, explica.
A iniciativa integra uma estratégia de comunicação ampla, com desdobramentos nas ruas, nas redes sociais e em plataformas digitais. A nova assinatura aparece em filmes publicitários, peças de DOOH e materiais promocionais, especialmente em áreas com grande concentração de blocos e eventos. A proposta é ampliar o alcance da mensagem e estimular o engajamento de parceiros e consumidores, fazendo com que o debate ultrapasse o período do Carnaval.
O Grupo Petrópolis foi a primeira grande empresa do setor cervejeiro a aderir ao Pacto Ninguém Se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho voltada ao combate ao assédio e à violência contra a mulher. Entre as medidas implementadas estão ações de conscientização direcionadas a clientes, fornecedores, organizadores de eventos e colaboradores, dentro do programa de consumo responsável Saber Beber. A inclusão do alerta “Nunca Assedie” nos avisos legais das embalagens de cerveja integra esse conjunto de iniciativas.
Foto: Marketing/Central de Outdoor Seccional Bahia.

