sábado | 14.02 | 9:22 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Maquiagem colorida e fantasias criativas traduzem a energia do Carnaval de Salvador

0Comentário(s)

No Carnaval de Salvador, a produção dos foliões começa muito antes do trio elétrico cruzar os circuitos. Na tarde desta sexta-feira (13), entre glitter, fantasias criativas e abadás tradicionais, look e maquiagem se consolidam como parte essencial da experiência da festa, traduzindo identidade, alegria e até posicionamentos, como a preocupação com o meio ambiente.

Em entrevista ao LapaNews, a foliã Mariana Santana, o brilho é indispensável. “A minha inspiração para a minha maquiagem foi o próprio carnaval, eu só peguei coisas bem coloridas e fui montando. Todo ano eu coloco glitter na maquiagem, mas a gente procura uns biodegradáveis para dar uma ajudada, e tirar com durex, mas fora isso, glitter é o tempo inteiro. Como eu uso muito, eu não uso só no Carnaval, minhas maquiagens normalmente são bem assim desse jeito normalmente. E nesse Carnaval de Salvador, eu vou usar glitter todos os dias, porque eu sou uma pessoa bem espalhafatosa na maquiagem”, contou.

Publicidade

A escolha de materiais biodegradáveis mostra que, além da estética, parte dos foliões também tem buscado alternativas mais sustentáveis para curtir a festa.

Já Michella Santana apostou em um visual que traduz o próprio espírito da folia. “Hoje a minha fantasia é de Alegria, é bem colorida. A maquiagem eu deixei mais básica porque eu já estou usando tudo colorido, apesar de estar usando brilhinhos, florzinhas, estou toda alegre. O que me inspirou nessa fantasia foi a Bahia, que é o melhor lugar do mundo”, afirmou.

A criatividade também aparece nas releituras e combinações. Eliana Dias e o grupo de amigas decidiram revisitar um figurino já usado em outros anos. “Nossa fantasia é cigana. A gente já saiu outros anos de ciganas e hoje a gente combinou. Também misturamos a tiara, porque é uma fantasia de Gal Tropical, aí a gente queria algo na cabeça, mas também não queria lenço, e os lenços da cigana ficam aqui [apontou para a cintura]. Então é isso, curtir o carnaval de uma forma diferente. Cada dia a gente bota uma fantasia. Amanhã a gente ainda não sabe, mas iremos”, disse.

Entre personagens e referências pop, a Sophia Rolemberg escolheu uma super-heroína para compor o visual. “Vim com a roupa da super girl. Acho que glitter combina na maquiagem porque é um negócio mais dourado, eu gosto desse negócio chamativo. Pra mim glitter todo ano tem que botar. É glitter, carnaval, tem que botar mesmo”, destacou.

Se para alguns a palavra de ordem é inovar, para outros a tradição fala mais alto. O turista Paulo Eduardo mantém o mesmo abadá há três décadas. “Faz 30 anos que eu vou com a roupa desse abadá, a gente vem todo ano pra cá, sou de Belo Horizonte, gosto muito daqui, fomos ao camarote, e vamos para a rua, no meio da pipoca”, relatou.

 

Fotos: Igor Negreiros

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *