A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), estabeleceu uma cooperação técnica com a Aurassure Brasil para acompanhar a qualidade do ar durante o Carnaval. A iniciativa, iniciada em 5 de fevereiro, segue até a próxima quarta-feira (18) e tem como finalidade produzir dados ambientais em tempo real, contribuindo para a tomada de decisões da gestão pública e garantindo maior transparência nas informações ambientais.
Considerado um dos maiores eventos do planeta, o Carnaval de Salvador atrai milhões de pessoas e intensifica as atividades na cidade. Por isso, o período é visto como oportuno para avaliar possíveis impactos ambientais, sobretudo no que diz respeito à qualidade do ar.
“Estamos falando de um evento de grande porte, que transforma a dinâmica da cidade. Monitorar a qualidade do ar durante o Carnaval é uma medida estratégica para fortalecer a gestão ambiental baseada em dados e ampliar a transparência com a população”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Ivan Euler.
Segundo ele, a parceria com a startup Aurassure simboliza um passo importante na incorporação de tecnologia e inovação ao desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis na capital baiana.
Monitoramento
Durante a ação, dois equipamentos disponibilizados pela empresa foram instalados em locais estratégicos para medir índices de material particulado (PM2.5 e PM10), gases como TVOC, CO₂, NO₂ e O₃, além de dados meteorológicos, como temperatura e umidade relativa do ar.
Foto: Fernando Peixoto

