O Governo do Estado da Bahia lançou nesta quarta-feira (1º) a campanha Outubro Rosa 2025, com a meta de realizar 40 mil mamografias ao longo do mês para mulheres de 40 a 69 anos. A abertura oficial aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Assim, os exames estão sendo marcados mediante agendamento prévio pelo site oficial do governo.
Em seguida, na capital, carretas móveis percorrerão 14 bairros, como Nazaré, Cajazeiras, Pau da Lima, Brotas e Piatã, com capacidade de realizar até 154 exames diários. Dessa forma, no interior, a população contará com o atendimento das 24 Policlínicas Regionais distribuídas em municípios como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Ilhéus. As mulheres interessadas devem procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento.
O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil e na Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o estado deve registrar 4.230 novos casos da doença em 2025. Até 18 de setembro deste ano, já foram contabilizados 912 óbitos por câncer de mama na Bahia. Por isso, a intensificação do rastreamento busca ampliar o diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.
Foto: Camila Souza/GOVBA
Foto: Camila Souza/GOVBA