sexta-feira | 29.03 | 3:28 AM

Equilíbrio no estilo de vida é o maior aliado no controle do colesterol

Doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes em todo o mundo

0Comentário(s)

Oito de agosto é o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, que transcorre nesta segunda (08/08). A data foi instituída para a promover conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes no mundo inteiro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, é a primeira causa de mortalidade da população.
Embora apresentado como vilão, já que o colesterol alto está associado ao risco aumentado para infarto e AVC, esse tipo de gordura é fundamental para o funcionamento de algumas estruturas do organismo, como cérebro, neurônios, músculos, coração, formação de vitamina D e ácidos biliares, bem como é necessário para a produção de hormônios. Então, não pode ser olhada de forma isolada. O ideal é manter o equilíbrio no estilo de vida, para evitar o aumento exagerado do colesterol ruim, como é chamado o LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade). Além de manter uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em fibras, é importante praticar exercícios e controlar o estresse do dia a dia.
Do outro lado, tabagismo, obesidade, hipertensão e taxa de glicemia alta são fatores de risco para doenças cardiovasculares. O excesso no consumo de alimentos como carne vermelha, gema de ovo, laticínios e frutos do mar também contribuem negativamente. Além disso, o aumento do colesterol pode ser decorrente de fatores genéticos. O que significa que a prevenção desse tipo de doença depende de uma série de fatores da vida do indivíduo.
O diagnóstico para risco cardiovascular é feito pelo médico especialista – um cardiologista, por exemplo – que avalia, além dos valores de colesterol e frações, as características genéticas, histórico familiar e todos os fatores de risco associados. Após o diagnóstico, é hora de definir a conduta. O tratamento por ser medicamentoso ou não medicamentoso, dependendo de cada paciente.