quinta-feira | 28.03 | 5:04 PM

Estoques do Hemoba estão em estado crítico; saiba como doar

Hemoba tem enfrentado problemas com estoques baixos e os tipos sanguíneos O-, O+. A- e B- encontram-se em níveis críticos de abastecimento

0Comentário(s)

O Hemoba tem enfrentado problemas com estoques baixos em várias unidades ao redor da Bahia. O estoque da fundação dos tipos sanguíneos O-, O+. A- e B- encontram-se em estado crítico. No estado, são 21 unidades fixas de coleta, sendo seis apenas em Salvador.

Com o retorno das atividades presenciais há também um aumento proporcional de ocorrências que exigem do banco de sangue, por isso, as doações são cada vez mais necessárias.

Segundo a médica hematologista e diretora de hemoterpia do Hemoba, Rivania Andrade, o baixo número de doações impacta diretamente no oferta de serviços pela rede pública que voltou a realizar procedimentos que estavam suspensos devido à pandemia de coronavírus.

“Nós voltamos ao normal e com isso a demanda com acidentes, procedimentos cirúgicos também cresceu. Inversamente não houve aumento no número de doadores”, afirma Rivania Andrade

De acordo com a diretora, o baixo estoque pode ser a causa do não fornecimento de algum atendimento, uma vez que a demanda de sangue pode não ser suficiente para atender a todos os pacientes.

“Eventualmente alguma cirurgia pode ser cancelada pela falta de estoque e os casos críticos serão priorizados”, aponta a diretora

No último sábado (30), o Hemoba promoveu o ‘sabadão solidário’ para incentivar a doação. Além disso, tem contado com doações espontâneas e com alguns doares fidelizados que ajudam a manter o banco de sangue. Entretanto, as doações precisam aumentar para que nenhum serviço deixe de ser oferecido.

Como doar

Em Salvador, o Hemoba recebe doadores de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, no Hemocentro Coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama. A unidade também atende aos sábados, das 7h às 12h30.

As coletas de sangue também são realizadas nos shoppings Salvador e Salvador Norte – de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h – nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 – e no hospital Irmã Dulce – e segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

No momento, o Hemóvel estacionado na unidade do Salvador Norte Shopping está em manutenção, mas volta a atender no dia 10 de agosto e segue até o fim do mês.

Critérios para doação

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar com o peso acima de 50kg, saudável, descansado e alimentado. A pessao deve ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar pelo menos duas horas antes e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e precisa apresentar um documento original com foto.

Pessoas que se vacinaram contra a gripe ou tomaram o imunizante Coronavac, devem esperar 48h para doar sangue. Aqueles que se vacinaram com outras vacinas contra Covid-19 – Astrazeneca, Pfizer e Janssen – não podem doar dentro de 7 dias.

Aqueles que testarem positivo para Covid-19 spo podem doar 10 dias depois de sua total recuperação e quem esteve em contato com uma pessoa infectada não podem doar por 7 dias após o último contato com o contaminado.

 

iBahia

Foto: Raul Golineli/Governo da Bahia