domingo | 14.04 | 11:56 PM

Hemóvel atende na Estação da Lapa até amanhã (24)

0Comentário(s)

Para facilitar o acesso à doação e contribuir com os estoques de sangue, que estão abaixo do nível recomendado para atender as demandas dos hospitais da Bahia, as unidades móveis da Hemoba (Hemóveis) estarão na Estação da Lapa, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Shopping Paralela e Parque da Cidade, em Salvador. No momento, há uma maior necessidade para os tipos sanguíneos A-, B-, O- e O+. São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas. Entre elas, no tratamento de lesões graves e contra o câncer ou outras doenças, como a doença falciforme, e em vários tipos de cirurgias.

 

Os Hemóveis atenderão os doadores, de 8h às 17h, na Estação da Lapa até o dia 24; no Shopping da Bahia, de 22 a 25/08; no Salvador Shopping, no dia 25/08 e de 28/08 a 02/09; na Faculdade Unime do Shopping Paralela, de 29/08 a 01/09. No domingo, dia 27/08, a unidade móvel participará da Ação Cívico Social do Exército, em comemoração ao Dia do Soldado, no Parque da Cidade, das 10h30 às 16h30. O Hemóvel tem uma capacidade de atendimento menor do que as unidades fixas, coletando uma média de 100 bolsas ao dia, porém facilita e promove uma maior aproximação com as pessoas interessadas na causa da doação de sangue. Para realizar a doação, não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários.

 

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito também nas unidades móveis da Hemoba com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Horário de atendimento – Confira os horários de atendimento para a doação na capital baiana: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

 

 

Fonte: Ascom/Hemoba

Foto: Elói Corrêa/GOVBA