domingo | 14.04 | 4:34 AM

Homens aproveitam ação da SMS em shopping para cuidar da saúde

0Comentário(s)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou, nesta quarta-feira (23), a oferta de serviços de saúde gratuitos no Salvador Norte Shopping. A ação Saúde do Homem, realizada em parceria com o estabelecimento comercial e que segue até a próxima sexta-feira (25), no piso L1, das 9h às 16h, tem como objetivo facilitar o acesso a serviços de prevenção das doenças e promoção da saúde a esta parcela da população que, tradicionalmente, busca menos os serviços de saúde.

 

Direto do bairro da Liberdade, o segurança patrimonial André Veloso, de 42 anos, viu a notícia do serviço na televisão e procurou atendimento com o médico clínico. “Nós homens quase não nos preocupamos com a saúde, só pensamos em prover a casa e não nos cuidamos. Essa ação é um bom incentivo, porque os homens também precisam ir ao médico”.

 

Com o mote “Homem também se cuida”, são oferecidos diversos serviços, como consultas médica e de enfermagem, vacinas contra Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial, orientações de planejamento reprodutivo e encaminhamento para vasectomia, teste para doenças como HIV e hepatite e orientação nutricional, dentre outros.

 

O assessor técnico da SMS, Abdon Brito, disse que a pasta tem criado ações mais efetivas para alcançar o público masculino, principalmente na faixa etária de 20 a 59 anos, público-alvo da atenção à saúde do homem. “Normalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam em um horário em que eles trabalham e, historicamente, são os que procuram bem menos o serviço, em comparação a mulheres e crianças. Então, para além dos fatores do horário e da questão cultural, locais como shoppings e mercados se tornam úteis para a aproximação”, explica.

 

Programação – Na quinta-feira (24), o espaço oferecerá orientação clínica, avaliação nutricional, orientações de planejamento reprodutivo e encaminhamento para vasectomia, vacinas contra Covid-19 e Influenza (gripe), aferição de pressão arterial, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientação nutricional com avaliação de IMC. Na sexta-feira (25), além dos serviços citados, também ocorrerá orientação para saúde bucal.

 

Fonte: SECOM

Foto: Bruno Concha/Secom PMS