segunda-feira | 29.04 | 7:19 PM

Saúde nos Bairros marca presença em Mussurunga até o próximo sábado (6)

0Comentário(s)

O projeto Saúde nos Bairros segue até o próximo sábado (6), em Mussurunga I. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem como objetivo levar diversos serviços de saúde para perto das comunidades e, durante esse período, moradores da região contam com acesso rápido e fácil a consultas, exames e demais encaminhamentos, que têm sido oferecidos em uma unidade móvel estacionada no campo de futebol da localidade, próximo à Avenida Aliomar Baleeiro.

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que já são 900 mil procedimentos realizados pela iniciativa. “Para nós é uma oportunidade de levar saúde para a porta da casa das pessoas, para que elas possam fazer as consultas, os exames, o diagnóstico e, ao mesmo tempo, ser atendida pela equipe de atenção primária das unidades de saúde da região”.

A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços da atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas.

A gerente da USF São Cristóvão, Geisse Alves, conta que o projeto chega a atender uma média de 200 a 300 pessoas por dia, mediante distribuição de fichas. “Estar mais perto da população é de fundamental importância, pois a gente sabe que a iniciativa consegue desafogar a demanda por esses serviços, principalmente o sistema de regulação, com as marcações de exames que a população precisa”.

No rol de procedimentos ofertados pelo Saúde nos Bairros estão consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.

Agilidade – A estudante Vanessa Vitória, de 17 anos, mora no Parque São Cristóvão e ficou sabendo do atendimento através das vizinhas. “Vim marcar um clínico para mim e consegui o atendimento rapidinho. Foi bom porque foi perto de casa, aí aproveitei. Achei uma ótima iniciativa, uma boa coisa para quem não tem condições de se deslocar, facilitou muito para quem mora aqui na região”.

Moradora de Mussurunga, a dona de casa Vanessa Santana, de 33 anos, aguardava atendimento para realizar ultrassom e preventivo, além da consulta com o cardiologista. “Consegui as solicitações e fiz meus exames hoje, está aprovado. Deveria ter o Saúde nos Bairros aqui mais vezes”.

A manicure Neuza dos Santos, de 53 anos, também mora em Mussurunga e ficou sabendo através da vizinha. “Isso aqui está ótimo, uma maravilha. Vim fazer exames de sangue, preventivo e foi rapidinho. Foi muito melhor conseguir fazer pertinho de casa, e não atrapalha meu horário de trabalho”.

Atendimento – O Saúde nos Bairros segue na localidade até o próximo sábado das 7h às 17h até a sexta-feira, e até as 13h no sábado. Além de Mussurunga I, o projeto acontece também na Avenida Centenário até o próximo dia 13. Para ter acesso aos procedimentos, os interessados devem comparecer ao local munidos de Cartão SUS, RG e guia de exames pretendidos.

 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

Foto: Bruno Concha/Secom PMS