quinta-feira | 13.11 | 11:52 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Telemedicina: acesso remoto à saúde no SUS

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia economizou mais de 20 mil km em viagens com a telemedicina, facilitando o acompanhamento do paciente

telemedicina
3Comentário(s)

A telemedicina vem se consolidando como uma aliada essencial para ampliar o acesso à saúde pública. No Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), administrado pelo Einstein, é 100% SUS, os pacientes podem realizar consultas de revisão e acompanhamento ortopédico sem sair de casa, utilizando computador, tablet ou celular. A iniciativa visa reduzir barreiras geográficas e tornar o atendimento especializado mais ágil e próximo da população.

Desde o início do programa, em três meses, o serviço já evitou mais de 20 mil quilômetros de deslocamentos, promovendo conforto e economia para os pacientes. Assim, a tecnologia também reduz a evasão de tratamentos por dificuldades de transporte ou distância, reforçando a continuidade do cuidado. Para o diretor do HOEB, Roger Monteiro, a estratégia representa “um avanço importante dentro do SUS, garantindo acesso e qualidade assistencial sem necessidade de grandes deslocamentos”.

Publicidade

As teleconsultas são realizadas em tempo real, com acolhimento humanizado e possibilidade de prescrição médica, solicitação de exames e ajustes terapêuticos diretamente na plataforma digital. Segundo o ortopedista Erenaldo Júnior, o modelo favorece pacientes e profissionais. Dessa maneira, otimiza o tempo e desafoga as unidades presenciais, tornando o sistema mais eficiente. O projeto reforça o compromisso do Einstein e da Secretaria da Saúde da Bahia em modernizar o atendimento público. Além disso, amplia o acesso à saúde especializada no estado.

Foto: divulgação

Publicidade

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *