
A Escola de Magia, localizada no bairro Jardim Brasília, em Salvador, realiza no dia 21 de junho, a partir das 16h, o “Arraiá Místico – A Fogueira de Yule”, evento que une a tradição junina sertaneja com os rituais simbólicos do sabbat de Yule, celebração ancestral do solstício de inverno. Sob a direção criativa e espiritual de Fernanda Medeiros, a proposta é oferecer uma experiência imersiva que combina elementos da cultura popular nordestina com práticas de espiritualidade ancestral, informa Alô Alô Bahia.
Inspirado na passagem do solstício, o evento convida o público a mergulhar em um universo onde o som da sanfona e do triângulo se mistura aos aromas típicos de pipoca, bolos e licores, tudo em um cenário ritualístico aquecido por uma fogueira sagrada. A iniciativa visa promover momentos de transformação interior, introspecção e celebração coletiva, em um encontro entre o real e o mágico.
“Queremos criar um espaço onde o real e o mágico se encontram, onde possamos honrar nossas raízes e também acessar outras camadas da existência por meio da arte, da música e dos rituais”, afirma Fernanda, idealizadora do evento e fundadora do espaço que, segundo ela, “parece uma casinha do Vale do Capão, no meio da cidade”.

A programação inclui fogueira ritualística com roda de bênçãos, música ao vivo, performances artísticas, contação de histórias místicas, além da Tenda do Destino, com oráculos disponíveis para consultas. Haverá também comidas típicas e saudáveis, além de bebidas especiais, como vinhos, sucos naturais e o tradicional licor de boas-vindas.
O evento trará ainda experiências sensoriais e espirituais, apresentações folclóricas e um ambiente temático que pretende transportar os participantes a um cenário de “sertão encantado”, onde personagens simbólicos como ciganas do mato e bruxas do interior celebram o inverno e a fertilidade com música, sabedoria popular e encantamento.
Os ingressos antecipados estão disponíveis através da plataforma Ticketmaker. A Escola de Magia está localizada na Rua Carinhanha, nº 7, no Jardim Brasília, em Salvador.