A Escola Viva de Audiovisual (EVA) promoverá, no dia 04 de outubro (sábado), às 18h30, o Cineclube VIVA, um encontro dedicado à valorização do audiovisual baiano e brasileiro. Na ocasião, será exibido o filme ‘Olho de Boi’, da produtora Plano 3 Filmes e distribuidora Olhar Filmes. Em seguida, ocorrerão apresentações artísticas e bate-papo com a equipe do filme. O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva do Tororó, em Salvador. Portanto, a entrada é gratuita.
Assim, para um dos diretores e docentes da EVA, Aldren Lincoln, “a Escola Viva fortalece a educação e a cultura do Tororó ao oferecer formação audiovisual gratuita na própria comunidade. Essa presença facilita o acesso, garante a permanência e incentiva a produção de projetos que dialogam com as pessoas e histórias da localidade. É uma oportunidade de experienciar o bairro em suas múltiplas camadas sociais, econômicas, políticas e culturais, atualizando, com o audiovisual, as próprias histórias de vida e a de outras pessoas”, afirma.
Realizado ao ar livre, o Cineclube VIVA visa fortalecer a economia criativa da comunidade do bairro do Tororó. Dessa forma, aproxima o público de quem faz audiovisual. A ideia, por isso, é ampliar as reflexões sobre os caminhos do audiovisual, da produção à difusão. “Ao propor uma Escola Viva de Audiovisual, estamos interessados num processo formativo, concatenado com as urgências das pessoas estudantes, com as problemáticas que as atravessam e com assuntos que tratem do que emerge em suas comunidades. Uma escola que se movimenta e se atualiza no seu fazer”, reflete Gil Amorim, também diretor e docente da EVA.
Foto: Aldren Lincoln