O Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, será palco na quinta-feira (6) de um encontro musical que destaca as conexões entre a África e a Bahia. O Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África recebe, a partir das 19h, a harpista e cantora senegalesa Senny Camara e a artista baiana Márcia Short, como parte da Temporada França–Brasil 2025. O evento, gratuito, reforça o protagonismo cultural de Salvador e sua ligação histórica e simbólica com o continente africano.
Radicada na França e patrocinada pelo Institut Français Paris e pela Embaixada da França no Brasil, Senny Camara é reconhecida internacionalmente. Em seu trabalho, uma tradição musical senegalesa a arranjos contemporâneos. Sua performance reúne harpa africana, canto e percussão em uma experiência sonora marcada pela ancestralidade e pela inovação, dialogando fortemente com a musicalidade afro-baiana.
A noite África e Bahia ganha ainda mais representatividade com Márcia Short, um dos ícones da música baiana, cuja trajetória reforça a força do axé e das expressões afro-brasileiras. Além dos shows, o festival reúne uma programação com exposições, filmes, debates e encontros entre jovens e lideranças culturais da África, Brasil e Europa. Museus estaduais recebem mostras internacionais, enquanto salas de cinema exibem obras de 12 países africanos. Assim, em uma celebração da memória, da diversidade e da construção de futuros comuns. O evento segue até 9 de novembro, com entrada gratuita em todas as atividades.
Foto: divulgação


Respostas de 2