O coletivo de arte popular A Pombagem, nascido em Salvador, será responsável por abrir a Festa Literária Quilombolarte – Cultura e Resistência, no dia 26 de julho (sábado), em Paramirim, distrito de São Francisco do Conde (BA). O grupo apresenta o Cortejo Lítero-Cultural “O Museu é a Rua”, uma potente experiência estética que une literatura afro-diaspórica, crítica social e performance nas ruas.
Inspirado na obra Lá Vai Verso, do poeta abolicionista Luiz Gama, o cortejo propõe um olhar radicalmente vivo e ancestral sobre o fazer poético: a rua é o museu, o corpo é a página, a poesia é ato de presença. Com elementos como bonecos gigantes, pernas-de-pau, pirofagia, música e teatro popular, a intervenção ocupa o espaço urbano como território de memória, denúncia e celebração.
“Recebemos com muita alegria a proposta de participarmos da Feira Literária Quilombolarte. Vejo esse convite como uma oportunidade de intercâmbio ancestral e de conexão com as nossas raízes afroindígenas, o que potencializa mais ainda a força do nosso trabalho lítero-cultural”, compartilhou Fabricio Brito, Diretor do Grupo de Arte Popular A Pombagem.
Com o tema Cultura e Resistência, a Festa Literária Quilombolarte será realizada nos dias 26 e 27 de julho, das 9h às 17h, em Paramirim, São Francisco do Conde. Gratuita e aberta ao público, a programação reúne mais de 30 atividades, valorizando a literatura, a cultura afro-brasileira e os saberes quilombolas.
Entre os destaques, estão confirmadas as participações de Tia Má, Olívia Santana, Paula Brito, Luana Souza e do grupo A Pombagem. A programação inclui oficinas de abayomis, máscaras africanas, grafite e rendeiras de Saubara, além de um espaço infantil com contação de histórias, teatro de bonecos e pintura facial.
O evento também contará com feira de livros, editoras independentes, projetos de leitura comunitária, apresentações de capoeira, dança, saraus de poesia, além da unidade móvel da SEPROMI, promovendo ações de cidadania e igualdade racial.
A Quilombolarte é uma realização do Instituto Diamantes, com apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia. A expectativa é de reunir mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, artistas, educadores, movimentos sociais e famílias da região.
Serviço
Festa Literária Quilombolarte – Cultura e Resistência
Paramirim – São Francisco do Conde (BA)
26 e 27 de julho de 2025
Das 9h às 17h
Evento gratuito e aberto ao público
Abertura com o Cortejo Lítero-Cultural “O Museu é a Rua”, do grupo A Pombagem