O Grupo Cultural É Ao Quadrado realiza o projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação”, com uma programação diversa na comunidade do Alto do Cabrito, Subúrbio de Salvador. Depois de celebrar a primavera com um cortejo infantil na comunidade, realizado em setembro, agora é a vez de celebrar o mês das crianças. Em seguida ao evento das flores, há agora a celebração ao mundo infantil.
Assim, de 6 a 11 de outubro, acontece a “Semana da Criança”, com exibições de cinema, apresentações de pernas de pau, teatro, dança, percussão, além de brincadeiras e oficinas de desenho, grafite e música. Toda programação será aberta ao público, sem limite de idade, ou inscrições.
Dessa forma, o projeto promove a integração entre diferentes gerações e manifestações culturais do Alto do Cabrito. Por isso, reúne também comunidades escolares e grupos artísticos do bairro para mostrar a riqueza cultural e esportiva da região.
Dentre os participantes locais do cortejo estarão o Centro de Estudos da Língua e Cultura Galegas (CELGA), o Centro Educacional Oliveira Nunes (CEON), o Grupo de Capoeira Karkará, e os projetos esportivos Sonhar é Viver, o Taekwondo Mestre Adailton e o Jiu-Jitsu do E² – que incentivam a prática do esporte entre crianças, adolescentes e jovens.
As atividades acontecem no Teatro E², localizado na Rua Adilson Leite, 39-E, em Alto do Cabrito.
“A Semana da Criança é uma tradição do Teatro E² e incluirá apresentações teatrais, oficinas de arte, contação de histórias, jogos, brincadeiras e muito mais para nossas crianças”, diz Elizete Cardoso.
O projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação” teve início em julho, com as ações de formação em teatro, dança e percussão do Grupo, seguidas de apresentações em agosto, cortejo em setembro, e ainda terá mostras teatrais em março e de dança em abril de 2026.
Grupo É Ao Quadrado
Fundado em 1996, o Grupo Cultural É Ao Quadrado surgiu das brincadeiras e da integração dos alunos de uma “banca de reforço” liderada pelas irmãs e professoras, Elizete e Elenilda Cardoso, que passaram a apostar na arte para aprimorar a aprendizagem das crianças e jovens do bairro do Alto do Cabrito.
Hoje se constitui uma entidade cultural com foco na arte-educação e atua no campo do teatro, dança e música. Oferece aulas para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, atendendo em torno de 60 pessoas diretamente.
O objetivo das irmãs continua sendo de que a comunidade do Alto do Cabrito e adjacências usufruam de arte. Porém, uma arte que proporcione a transformação dos seus membros. Dessa forma, visam promover mudanças no âmbito educacional, social ou político.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia. Assim, o suporte se dá por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço – Semana da Criança
Projeto “Elevando potências, cultura, periferia e arte-educação”
Quando: de 6 a 11 de outubro (segunda a sexta), das 17h às 19h30
“Semana da Criança”, exibições de cinema, apresentações de pernas de pau, teatro, dança, percussão, além de brincadeiras e oficinas de desenho, grafite e música.
Onde: Teatro E² – Rua Adilson Leite 39E, Alto do Cabrito – Subúrbio Ferroviário de Salvador
Acesso: aberto ao público
Foto: Karoline Cardoso

