O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) anunciou a aprovação do jornalista e agitador cultural Clarindo Silva como novo associado da instituição. A solenidade de posse está marcada para esta terça-feira (9), às 17h, na sede do IGHB, em Salvador.
Com uma trajetória reconhecida no cenário cultural baiano, sobretudo pela sua icônica Cantina da Lua, Clarindo passa a integrar uma das entidades mais antigas e respeitadas do Brasil. A organização está em funcionamento contínuo desde sua fundação em 13 de maio de 1894.
Qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e sem fins lucrativos, o IGHB tem como missão a promoção de estudos e a difusão do conhecimento nas áreas de Geografia, História e Ciências afins, além da preservação do patrimônio histórico e artístico da Bahia e do Brasil.
A instituição é depositária de importantes acervos históricos, incluindo, portanto, a maior coleção de jornais e o mais extenso acervo cartográfico do estado. A Biblioteca Ruy Barbosa e o Arquivo Histórico Theodoro Sampaio oferecem milhares de títulos e documentos à disposição do público e de pesquisadores.
Assim, além de editar livros, periódicos e boletins, o IGHB realiza encontros, congressos e atividades voltadas à valorização da memória baiana. Também é responsável pela guarda do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.
Foto: divulgação/Ascom Cantina da Lua