Salvador Capital Afro 2025. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), realiza, até 22 de novembro, a 4ª edição do Festival Salvador Capital Afro. Assim, consolidado como uma das principais plataformas de valorização da cultura afro-brasileira, da economia criativa e do empreendedorismo negro. O evento principal acontece na Praça Maria Felipa, no Comércio, e inclui uma programação descentralizada com atividades formativas, criativas e artísticas em vários bairros da capital baiana.
O Candeal foi o primeiro território a receber as ações, na segunda (10). Houve feijoada, feira de artesanato, rodas de conversa, apresentações percussivas e shows. Dessa forma, ocupando espaços como a Pracatum, a Barbearia, a Boca e a Praça das Artes. Com o tema “Territórios em Rede, Raízes em Movimento”, o festival reafirma Salvador como referência mundial em afroturismo e cidade símbolo da ancestralidade negra.
Para a vice-prefeita e secretária da Secult, Ana Paula Matos, o festival Salvador Capital Afro 2025 é um movimento que celebra a ancestralidade e impulsiona o futuro. Já o diretor de Cidadania Cultural, Chicco Assis, destaca que o Salvador Capital Afro tornou-se uma ação estruturante da política cultural. Portanto, conectando territórios e fortalecendo a identidade afro-soteropolitana.
Foto: Betto Jr./Secom


Uma resposta