terça-feira | 01.07 | 10:17 PM

Salvador celebra 2 de Julho com shows, cortejos e baile da Independência

Programação cultural começa nesta segunda (30) e se estende até o dia 13 com apresentações musicais, cerimônias cívicas e festas em diversos bairros da capital

0Comentário(s)
Publicidade

As celebrações do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, começaram com força total em Salvador e seguirão até meados do mês com uma extensa programação cívica e cultural. Nesta segunda-feira (1º), o Largo de Pirajá recebe o grupo Cortejo Afro, às 17h, logo após a chegada do fogo simbólico ao bairro. O grupo traz no repertório músicas autorais, além de releituras da MPB e do pop.

Na quarta-feira (2), dia da Independência, o tradicional cortejo cívico com os carros do Caboclo e da Cabocla percorre o trajeto até o Campo Grande. À noite, a partir das 17h30, o Encontro de Filarmônicas com o maestro Fred Dantas reúne diversas bandas em um concerto que segue até as 21h30.

Publicidade

A programação continua na quinta-feira (3), com o Baile da Independência, gratuito e aberto ao público no Largo do Campo Grande. A festa tem início às 18h, com o Coral da Cidade, seguido pela orquestra do maestro Fred Dantas e convidados. O baile presta homenagem ao sambista baiano Walmir Lima e trará um repertório variado, com hinos, axé, música afro-baiana, choro e swing, informa Alô Alô Bahia.

Na sexta-feira (4), o cantor Gerônimo Santana sobe ao palco às 19h, no Campo Grande. Com um repertório que mescla axé, ijexá e ritmos caribenhos, o artista celebra a importância da Bahia na consolidação da Independência do Brasil. “Me sinto honrado sempre que sou convidado para participar dessa celebração. A Bahia foi o território decisivo na luta pela liberdade do país”, afirmou Gerônimo.

A agenda se estende ainda por mais de uma semana. Entre os dias 11 e 13 de julho, acontece a tradicional Festa de Labatut, no final de linha de Pirajá. No dia 12, a partir das 8h, será realizado o 3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro. Também está prevista uma missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá, encerrando os atos religiosos ligados à celebração.

O 2 de Julho é uma das datas cívicas mais importantes da Bahia, celebrando a expulsão das tropas portuguesas em 1823 e o papel decisivo do estado na independência definitiva do Brasil.

Publicidade